Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Educadores da Rede Municipal se reúnem para elaborar regimento comum das escolas
Cerca de 120 professores;* diretores e coordenadores da Secretaria Municipal de Educação;* se reuniram para discutir a melhoria do ensino nas escolas municipais e planejar ações que serão desenvolvidas em 2018.
Foi apresentado para discussão o Regimento Comum das Escolas Municipais. Os educadores foram divididos em grupos de análise e debates e apresentaram sugestões no documento elaborado pela Secretaria.
Conforme explicou o secretário municipal de Educação;* Mauro Guerra;* o Regimento Comum é um instrumento jurídico de suma importância;* que regulamenta direitos e deveres da comunidade escolar;* prevendo ações que irão nortear o papel de cada um;* como previsão dos direitos;* regras;* proibições;* punições;* recursos em caso de retenção de alunos e normas de convivência.
“O regimento irá nortear a equipe de direção;* professores alunos e pais nas situações do dia-a-dia da vida escolar e dará subsídios para que saibam como agir nas diferentes situações. Esse instrumento será único para todas as escolas da rede municipal”;* explicou Mauro.
As sugestões que foram apresentadas pelos professores serão inclusas no Regimento Comum e em seguida devolvidas para nova análise dos educadores. Depois disso;* será encaminhado para aprovação do Conselho Municipal de Educação e homologação do prefeito.
Na reunião;* que foi realizada no último sábado;* 25;* também foi possível definir os impasses que podem prejudicar o trabalho das escolas na visão do corpo docente. Em 2018;* as escolas irão perseguir exaustivamente o objetivo de sanar ou reduzir os efeitos dos impasses que podem impedir um ensino de qualidade.
“Foram definidos cinco principais impasses que agora serão objeto de discussões nos momentos de planejamento das escolas”;* disse o secretário. “Cada escola municipal devera planejar quais ações e projetos irão desenvolver em 2018 para diminuir ou sanar estes impasses. As conclusões deverão constar no Plano Político Pedagógico de 2018 de todas as escolas”;* completou.
Mauro Guerra ressalta ainda a importância de ouvir os professores nesta fase de planejamento para o próximo ano. “Foi possível perceber que os educadores estão imbuídos no mesmo propósito e a secretaria apenas dará o norte e comandará o barco”;* afirmou.
As metas para 2018
Em 2018;* a Secretaria Municipal de Educação continuará o planejamento de qualificar a educação municipal;* para que Tupã seja referencia na educação.
O foco será a capacitação dos professores;* a valorização profissional;* o fim da espera para vagas nas creches;* o aumento de vagas nas escolas municipais e projetos;* melhoria na segurança escolar e na infraestrutura das escolas;* organização de métodos e ações para respaldar o trabalho das escolas;* a aproximação da família na vida escolar dos alunos;* entre outras ações.
“As 17 metas estabelecidas pela secretaria em 2017 estão sendo cumpridas com êxito e foi realizado muito mais do que o planejado. Em 2018 queremos melhorar ainda mais o ensino nas escolas municipais e nada mais importante que a união de todos”;* observou Mauro Guerra.
Os pais podem esperar uma intensa reformulação do ensino.“É preciso resgatar a autoridade da escola na vida das crianças. É preciso que a escola volte a ser tratada como um lugar sagrado e de muita importância para a prosperidade de vida”;* finalizou o secretário.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 113,34
.
.