Meio Ambiente - Quarta-feira, 06 de Dezembro de 2017

Secretaria de Agricultura realiza plantio experimental de mandioca

Com objetivo de aprimorar técnicas de cultivo de mandioca;* a secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente;* em parceria com alguns produtores do município;* realizou no Viveiro Municipal o plantio de diversas espécies de mandioca.

De acordo com chefe de setor da Agricultura;* Anderson Salles;* a iniciativa visa aperfeiçoar a técnica da cultura visando melhorar o atendimento aos agricultores;* utilizando o mínimo possível de recursos públicos.

“A ideia principal desse plantio é a especialização do setor da agricultura;* em destaque da Patrulha Rural;* que nesse ano buscou ajudar os produtores realizando desde o plantio até o preparo de solo;* para produtores que não possuem maquinários necessários para a cultura. Tivemos uma parceria grande com alguns produtores da cidade;* que participaram da iniciativa com a doação de manivas (ramas) e produtos químicos”;* destacou.

Segundo Salles;* o plantio de mandioca na atual safra 2017/2018 obteve um aumento significativo no município;* isso graças a grande demanda pelo produto e pelo ótimo preço da última safra.

“Como se adapta facilmente;* a mandioca é produzida em todos os Estados brasileiros;* o que lhe confere a oitava colocação entre os principais produtos agrícolas do país;* em termos de área cultivada; e o sexto lugar em valor de produção;* de acordo com informações da Embrapa Mandioca e Fruticultura. Sabendo desses dados;* a secretaria de Agricultura e Meio Ambiente;* junto a Patrulha Rural do município;* aumentou seu portfólio de trabalho para atender e ajudar aqueles produtores que não possuem maquinários necessários para o plantio da cultura;* realizando desde o preparo de solo até o plantio”;* ressaltou.

Ele explicou ainda que o plantio foi realizado com maquinários disponibilizados pela Patrulha Rural do município;* que disponibiliza equipamentos e implementos agrícolas para pequenos e médios produtores de Tupã.

“O trabalho da Patrulha Rural é justamente incentivar o crescimento da agricultura local e beneficiar principalmente aqueles produtores que não tem os implementos necessários para preparar a terra para plantio;* nem recursos para adquirir esses equipamentos’’;* ressaltou.

Salles disse ainda que além dos equipamentos para o plantio de mandioca;* a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente disponibiliza também de maquinários como grade aradora;* arado de aiveca;* grade niveladora;* terraceador;* distribuidor de calcário e perfurador de solo e plantadeira/adubadeira de mandioca.

Serviços

Segundo o chefe de setor da Agricultura;* para contratar os serviços oferecidos;* o produtor deve comparecer à Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente;* na Rua Francisco Budaibes;* 101;* Vila Tupã Mirim I e preencher o requerimento com dados pessoais e da propriedade.

Após esse processo o produtor deverá realizar o pagamento do boleto bancário;* que é emitido junto ao requerimento. Quando pago o boleto bancário;* o produtor é informado e a solicitação entra na lista de serviços;* que segue ordem de data do pagamento.