Meio Ambiente - Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Tupã sediou 2º Encontro Sobre Boas Práticas na Pecuária Leiteira

Na manhã da última sexta-feira (8) Tupã foi sede do “2º Encontro Sobre Boas Práticas na Pecuária Leiteira”;* que aconteceu no auditório da CAMAP – Cooperativa Mista Agrícola da Alta Paulista. O evento reuniu 14 municípios de toda a região.

Na oportunidade;* foi apresentado o plano “Mais Leite;* Mais Renda” e “Projetos Regionais – Mais Leite Mais Renda”;* com Carlos Pagani Neto;* assistente técnico do programa e João Brunelli Júnior;* coordenador do CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral de Tupã).

Foi ministrada ainda;* uma palestra sobre “Gestão Organizacional na Cadeia Produtiva do Leite”;* pelo Prof. Dr. Eduardo Guilherme Satolo da Unesp de Tupã. Estiveram presentes o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente;* Anderson Luiz;* o vereador pastor Eliézer;* o presidente do Sindicato Rural;* Márcio Vassoler e o diretor regional da CATI;* Júlio Simões Marcondes.

O diretor da CATI;* Júlio Simões Marcondes;* explicou que o Plano Mais Leite;* Mais Renda é um programa criado com o objetivo de coordenar a cadeia produtiva do leite;* aumentando a produtividade e a qualidade da produção.

“Com esses esforços nosso objetivo é trazer melhorias ao produtor de leite;* sempre por meio de parcerias;* para que consigamos atender o maior número de pessoas possíveis e fazer com que essas tecnologias cheguem de fato ao agricultor;* melhorando a produtividade”;* disse Marcondes.

O presidente do Sindicato Rural;* Márcio Vassoler;* afirma que as parcerias sempre são muito importantes para o município. “Quando as coisas se somam;* a tendência é só melhorar e quem se beneficia disso é o produtor e a população”.

O evento também contou com o apoio da Câmara Municipal;* através do vereador pastor Eliézer. “Quero parabenizar a organização do evento;* o trabalho de todos os envolvidos;* o secretário de Agricultura e Meio Ambiente e todos os pecuaristas e produtores. É apenas através de discussões públicas e união de todos que iremos trazer soluções para o ramo da agricultura”;* comentou o vereador.

Representando o prefeito Ricardo Raymundo;* o secretário Anderson Luiz conta que para o município foi uma honra sediar o encontro. Segundo ele;* além de uma gestão inovadora;* a secretaria tem em vista projetos voltados ao setor agropecuário;* para auxiliar os agricultores.

“Quero destacar que a partir do ano de 2018 vamos montar palestras de gestão;* escoamento de produção;* não só do leite;* mas também de produtos como mandioca;* amendoim e tudo que os agricultores produzem aqui em Tupã”;* disse.

“Queremos lembrar também sobre o respaldo que a secretaria pode dar aos agricultores. Temos equipamentos como grade aradora;* arado de aiveca;* grade niveladora;* terraceador e diversos outros que estão à disposição desses pequenos agricultores”;* finalizou o secretário;* que agradeceu o prefeito Ricardo Raymundo e o vice Caio Aoqui por cederem espaço no município para sediar o evento.

Plano Mais Leite;* Mais Renda

O Plano Mais Leite;* Mais Renda foi lançado oficialmente no dia 28 de julho pelo Governo do Estado de São Paulo;* por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento;* em Regente Feijó;* durante o Dia do Agricultor.

O objetivo do Plano Mais Leite;* Mais Renda é coordenar a cadeia produtiva;* aumentando a produtividade e a qualidade da produção. A iniciativa visa atender às demandas de um rebanho de cerca de um milhão de cabeças que já é voltado exclusivamente à pecuária leiteira; e de 4;*5 milhões de gado misto;* destinado tanto à produção de leite quanto ao abate;* sendo que este último está localizado principalmente em pequenas propriedades de produtores familiares