Meio Ambiente - Quarta-feira, 07 de Março de 2018

Prefeitura orienta sobre descarte correto de materiais recicláveis

A coleta seletiva do lixo é uma iniciativa que auxilia na diminuição do impacto ambiental;* reduzindo o volume de lixo que seria destinado aos aterros sanitários.

Em Tupã o serviço funciona desde 2001;* vinculado à Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente;* que recolhe a média de 250 toneladas de lixo por mês;* sendo quatro caminhões para atender a demanda da cidade.

Os caminhões da frota municipal que coletam o lixo reciclável;* passam uma vez por semana em cada bairro e também nos distritos de Varpa;* Parnaso e Universo. O material recolhido é enviado à Cooperativa de Trabalho dos Recicladores de Tupã;* (COORETUP) onde é feita uma triagem para separar o que pode ou não ser reciclado.

O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente;* Anderson Luiz Pereira;* explica que A COORETUP é uma corporativa terceirizada;* localizada na Colônia Rio Grande;* que conta com aproximadamente 40 funcionários;* responsáveis pela triagem;* que é a separação dos materiais aptos a serem reaproveitados.

Os produtos que podem ser reutilizados passam por um processo de prensagem e;* por fim;* são comercializados com empresas que os utilizam para outros fins;* como a produção de novas embalagens de papelão;* garrafas plásticas;* entre outros.

“A coleta seletiva de lixo é o reaproveitamento de materiais como plástico;* papel;* metal e vidro;* através da separação do lixo domiciliar;* criando novos produtos que podem ser reutilizados”;* conta o secretário.

Erros na separação do material

Apesar de a maioria da população já conhecer o trabalho da coleta seletiva do lixo;* muitos erros e dúvidas surgem no momento da separação dos materiais recicláveis.

O chefe do setor de coleta de lixo;* Josias Rodrigues;* explica que ao serem descartados;* os materiais devem estar limpos e sem resíduos orgânicos.

“No momento do reaproveitamento;* os materiais serão higienizados. Mas;* apesar disso;* o problema está no transporte e na armazenagem. Restos de produtos orgânicos nas embalagens geram odor forte e atraem insetos e outros animais”;* disse.

Vale lembrar que para facilitar a coleta seletiva e a reciclagem;* existe uma cor para representar cada material reciclado: amarelo (metais);* verde (vidros);* azul (papéis) e vermelho (plásticos). Estas cores são geralmente usadas;* junto com os símbolos de reciclagem;* nos recipientes destinados à coleta dos materiais.

Materiais que podem ser reaproveitados:

Metal

Os Metais que podem ser reciclados são: latas de bebidas e alimentos;* panelas sem cabo;* pregos;* correntes;* baldes;* latas de biscoito;* tampa de recipientes;* bandejas;* chapas;* ferragens;* grampos;* fios elétricos;* alumínio;* aço;* cobre;* chumbo;* etc. Não podem ser reciclado: latas de tinta;* ou de aerossol;* além de pilhas ou baterias.

Papel

Papéis que podem ser reciclados: revistas;* jornais;* cadernos;* envelopes;* caixas de papelão;* papel de rascunho e escritório;* papel de embrulho;* sacos de papel;* etc. Papéis que não podem ser reciclados: celofane;* papel engordurado;* papel carbono;* papel plastificado ou parafinado (tipo FAX).

Plástico

Podem ser reciclados plásticos como brinquedos;* tampas;* embalagens de alimentos;* escovas de dente;* embalagens de produtos de limpeza ou de limpeza;* baldes;* artigos de cozinha;* peças plásticas;* canetas esferográficas;* garrafas de água e refrigerantes. Plástico que não podem ser reciclados: embalagens a vácuo;* fraldas descartáveis;* espumas;* embalagens engorduradas ou siliconadas.

Vidro

Podem ser reciclados apenas quando estão inteiros materiais como copos;* jarras;* frascos de perfumes;* de produtos de higiene e de limpeza;* garrafas;* recipientes de alimentos;* vidros coloridos. Nenhum tipo de vidro quebrado deve ser separado para ir para a reciclagem;* juntamente com vidros de janelas ou de automóveis;* espelhos;* lâmpadas;* óculos;* cristais e vidros temperados.