Meio Ambiente - Sexta-feira, 11 de Maio de 2018

Prefeitura pede que população denuncie responsáveis por queimadas

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente continua alertando sobre os problemas causados pelas queimadas;* que se tornam mais frequentes durante o período de estiagem.

Conforme o Corpo de Bombeiros;* uma média de 6 a 8 chamados para apagar queimadas têm sido atendidos diariamente. De acordo com o subtenente Thomas os incêndios prejudicam o fluxo de trabalho da corporação;* que precisa deslocar equipes para atender;* na grande parte das vezes;* queimadas de grandes proporções.

“Ao enviar equipes para apagar queimadas;* acabamos prejudicando o atendimento de outras ocorrências de maior urgência;* pois muitas vezes levamos muito tempo paraconseguir amenizar a altura do fogo”;* explicou Thomas.

O Decreto n° 6.821 de 22 de dezembro de 2011 (que regulamenta a Lei n°3.877 de 30 de Junho de 2000);* proíbea queimada de mato;* lixo;* entulho e demais detritos em terrenos baldios.

O proprietário que deixar seu terreno propício à queimada está sujeito à multa equivalente a 5UFMs;* ou seja;* R$ 382;*85. Uma vez localizada;* a pessoa que ateou fogo também será multada.

Focos de incêndios

O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente;* Anderson Luiz Pereira;* alerta que o tempo seco;* a falta de chuva e a baixa umidade do ar;* aumentam a quantidade de material combustível;* como folhas e galhos secos.

De acordo com ele;* é necessário prevenir os focos de incêndios;* que podem ser feitos voluntariamente ou involuntariamente.

“Desde pessoas que roçam terrenos e depois ateiam fogo nos dejetos;* até aquelas que descartam bitucas de cigarro em terrenos baldios podem provocar incêndios”;* enfatizou o secretário.

Para evitar que os focos de incêndio estejam propensos à queimadas é importante criar aceiros nos terrenos;* com limpeza da vegetação;* num espaço de 1;*5 metro ao redor;* para evitar que incêndios vizinhos consigam se propagar. Também é importante recolher folhas secas em sacos de lixo e não jogar bitucas de cigarro em locais onde há vegetação.

Vale lembrar que a prefeitura oferece serviço de fiscalização de terrenos e também conta com espaços próprios para a destinação dos resíduos de poda de árvores;* entulhos e pneus inservíveis.

Oferece tambémuma área para a destinação dos resíduos de poda de árvores;* que é o aterro do bairro Dom Quixote.Além disso;* existe uma área para a destinação de entulho e ainda recebe pneus inservíveis. Por isso;* não é necessário que estes tipos de materiais sejam queimados.

Como denunciar

A denúncia de queimadas no municípiopode ser efetuada por todo e qualquer cidadão;* pessoalmente ou via telefone;* à Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente;* indicado o local e;* quando possível;* o proprietário do terreno.O telefone para contato é (14) 3496-3346.

Já as queimadas na Zona Rural dever ser efetuadas na Polícia Ambiental;* que fica na Rua Goitacazes;* 1167. O telefone é (14) 3496-5884. Vale lembrar que o Corpo de Bombeiros também pode ser acionado pelo 193;* principalmente no período noturno.

“Pedimos que os moradores colaborem conosco e denunciem o proprietário do terreno ou o responsável por atear fogo. Estamos acompanhando o trabalho do Corpo de Bombeiros;* que são sempre muito solícitos e atendem estas ocorrências”;* finalizou Anderson.