Meio Ambiente - Terça-feira, 15 de Maio de 2018

Secretaria participa de curso para Brigadistas de Incêndio em Marília

"

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente participou com cinco funcionários do curso para Brigadistas de Incêndio na última quinta-feira (10).

O curso;* promovido pelo Governo do Estado de São Paulo;* foi realizado na cidade de Marília no prédio da faculdade UNIVEM e com representantes de mais de 30 municípios da região.

De acordo com Mateus Oliveira;* diretor de Meio Ambiente da secretaria;* o grupo participou de palestras e atividades práticas durante o curso. “Este treinamento foi importante;* porque nos capacitou para saber como agir utilizando técnicas corretas para amenizar situações de incêndio”;* contou Mateus.

O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente;* Anderson Luiz Pereira;* que também esteve presente no curso;* lembrou que esta é a segunda vez que a equipe participa de curso para brigadistas. O primeiro foi realizado em Martinópolis recentemente.

Os brigadistas estão aptos a resolver situações de emergência e a repassar ao Corpo de Bombeiros. “Ter uma equipe capacitada para atender situações de emergência com incêndios na secretaria é fundamental para evitar que ocorrências tomem proporções maiores”;* explicou.

Vale lembrar que o secretário participou da capacitação como gestor;* aprendendo a angariar fundos do Estado para adquirir equipamentos e também para casos de desastre ambiental.

“Estamos sempre buscando participar capacitações que;* além de gerar qualificação aos funcionários;* também contribuem para que consigamos mais recursos junto ao Governo do Estado;* para manter os trabalhos da secretaria e gerar mais qualidade de vida à população”;* ressaltou o secretário.

Queimadas

Um dos tipos de incêndio que mais tem afetado o município atualmente;* são as queimadas. O tempo seco e a falta de chuve favorecem as ocorrências de queimadas;* de maneira voluntária ou involuntária.

Anderson alerta que as queimadas podem causar danos tanto ao meio ambiente quanto à segurança das pessoas.

""As queimadas causam poluição atmosférica e podem prejudicar a visibilidade principalmente quando próximas das rodovias. As queimadas voluntárias podem ser facilmente evitadas com ações como o descarte correto de bitucas de cigarro;* evitando a queimada de lixo;* etc”;* concluiu.

"