Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Prefeitura reforça combate ao Aedes aegypti na Zona Leste
A Secretaria Municipal de Saúde segue ininterruptamente com as ações de prevenção e combate ao Aedes aegypti. O mosquito é transmissor de dengue;* febre Chikungunya e Zika vírus.
Segundo a enfermeira do setor de Combate a Endemias;* Juliana Yuri Ueji Begnossi;* o objetivo da pasta é evitar a proliferação destas doenças. Entretanto;* em 2018 já foram registrados seis casos positivos de dengue;* sendo um importado. O último paciente a ser confirmada a doença é um jovem de 23 anos;* morador do bairro Parque Ipiranga;* mas que trabalha em Osvaldo Cruz. O caso foi confirmado nesta semana e o jovem;* que passa bem;* está sendo acompanhado pela Secretaria Municipal de Saúde.
De acordo com a enfermeira Juliana;* naquela região os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate às endemias estão executando os trabalhos de bloqueio e controle de criadouros e busca ativa de suspeitos. As ações também incluem a nebulização com inseticida e a intensificação do trabalho de orientação;* conscientização porta a porta e nas unidades de saúde.
Os trabalhos realizados pela Secretaria Municipal de Saúde vêm reduzindo drasticamente o número de casos de dengue em Tupã. No ano de 2016;* foram confirmados 106 casos;* sendo 42 somente no período de janeiro a março. O intuito é que em 2018 a proliferação do Aedes aegypti continue sob controle.
Prevenção
De acordo com o secretário da pasta de Saúde;* Laércio Garcia;* a principal forma de combate ao Aedes aegypti continua sendo a prevenção. Além das ações da Prefeitura;* como manutenção e limpeza das áreas públicas;* a população tem também um importante papel no combate ao Aedes.
“Pedimos a compreensão e colaboração da população. É importante que os moradores recebam os agentes e;* quando houver necessidade de nebulização;* abram todos os cômodos da casa para uma melhor eficácia do inseticida”;* orientou.
Outras medidas também contribuem para evitar a transmissão das doenças transmitidas pelo Aedes;* como uso de repelentes;* camisas de manga longa;* calças;* além da instalação de telas em portas;* janelas e ralos.
Ao apresentar qualquer sintoma característico da doença;* como febre alta;* dor de cabeça;* no fundo dos olhos ou nas articulações;* a pessoa deve procurar atendimento médico imediatamente.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 113,34
.
.