Educação, Cultura e Esportes - Segunda-feira, 28 de Maio de 2018

Tupã enfrentará cidade do Ceará no Dia do Desafio

A 24ª edição da maior campanha mundial de incentivo à prática de atividades físico-esportivas acontecerá em 30 de Maio. O #DiaDoDesafio é uma disputa entre cidades para estimular a adoção de hábitos mais saudáveis. Mais do que competição;* a campanha busca promover integração e cooperação.

De acordo com o secretário Municipal de Esportes;* Marco Pinheiro;* o objetivo do evento;* que já é tradição em todo o país;* é incentivar a população a realizar atividade física por no mínimo 15 minutos. O evento é realizado de SESC São Paulo em parceria com a Prefeitura e o Sincomércio de Tupã

O secretário frisou ainda que as participações precisam ser registradas e começarão a ser computadas a partir das 00 hora do dia 30 com encerramento às 21 horas.

“Este ano a Prefeitura espera mobilizar bom número de pessoas para prática esportiva;* fazendo valer o lema “Você mexe;* e o mundo mexe junto com você”. O Dia do Desafio tem a proposta de despertar o interesse das pessoas por uma rotina mais ativa;* através de uma competição amigável entre cidades participantes;* definida por sorteio”;* explica.

Segundo ele;* a Secretaria de Esporte realizará durante o dia todo ações com o Trio Elétrico pela cidade para incentivar a participação da população e somar pontos na competição contra o município cearense.

“Vale ressaltar que qualquer atividade física é válida;* pode ser caminhada;* ciclismo;* corrida;* futebol;* basquete;* vôlei;* exercícios em empresas;* gincanas;* brincadeiras;* danças;* práticas corporais e entre outras. A intenção é mobilizar as pessoas e incluir a prática de exercícios em sua agenda diária e aproximar cidade e cidadãos;* numa troca de experiências esportivas;* mostrando as diferença e as igualdades de se praticar uma atividade física”;* esclareceu.

Marco lembrou ainda que no último ano Tupã mobilizou mais de 35 mil pessoas ao longo do dia com a realização de diversas atividades e que esse ano pretende aumentar o número de pessoas participantes do “Dia do Desafio”.

Desafio Trienal

A partir deste ano;* houve uma mudança para Desafio Trienal – 2018 a 2020;* com o objetivo de proporcionar uma participação ainda mais qualificada. As duplas de cidades que foram sorteadas se tornam competidoras e parceiras por três anos. O resultado irá contemplar tanto os números conquistados por cada cidade;* como a somatória de seus esforços.

Morada Nova

A cidade de Morada Nova fica localizada no Ceará e conta com mais de 61 mil habitantes. Fundada em 2 de agosto de 1876;* o município de localiza-se no território que era habitado pelos índios Paiacu que foram aldeados na Aldeia Nova;* a Aldeia de Nossa Senhora da Montanha criada pelo clérigo padre João da Costa em 1699.