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Meio Ambiente - Terça-feira, 26 de Junho de 2018

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Procon de Tupã fecha nesta terça para instalação de novo sistema operacional

Procon de Tupã fecha nesta terça para instalação de novo sistema operacional


Procon de Tupã fecha nesta terça para instalação de novo sistema operacional

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O Procon de Tupã divulgou nesta quinta-feira (21) que no próximo dia 26 os atendimentos ao público serão suspensos para a implantação de novo sistema de software de gestão de dados. O atendimento será normalizado na quarta-feira (27) das 7h30 às 17h.

De acordo com a coordenadora do Procon de Tupã;* Luana Garcia Maran;* a ação faz parte do convênio firmado pelo Procon de Tupã com a Fundação Procon de São Paulo.

“Por meio do convênio;* a fundação oferece cursos e treinamentos para os Procons municipais. A instalação do software será feita por um profissional do órgão estadual. Após a instalação;* os servidores do Procon de Tupã receberão treinamento sobre como utilizar o software. Atualmente;* conforme dados fornecidos pelo Ministério da Justiça;* o Estado de São Paulo;* conta com 112 cidades com o sistema integrado”;* comentou.

Benefícios

Luana explica ainda que o software;* chamado Sindec (Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor);* é o sistema informatizado que permite o registro das demandas individuais dos consumidores que recorrem aos Procons. O sistema consolida registros em bases locais e forma um banco de informações nacional sobre problemas enfrentados pelos consumidores.

“Esse novo sistema agilizará o prazo de respostas de empresas e prestadores de serviços para solicitações de informações e reclamações feitas por consumidores junto ao órgão. Os atendimentos aos consumidores ficam registrados no sistema;* que tem uma base nacional de dados"";* explica à coordenadora.

Segundo ela;* com a mudança os atendimentos realizados hoje pelo Procon;* terão melhorias expressivas;* que devem surtir efeito em pouco tempo;* inclusive com a celeridade no atendimento da demanda do consumidor;* bem como;* redução de custos ao Poder Público;* tendo em vista;* por exemplo que o envio da CIP (Cartas de Informações Preliminares) às empresas;* que hoje é feito pelos Correios;* com a utilização do sistema Sindec;* a CIP será eletrônica;* eliminando os custos de postagem e garantido maior agilidade ao processo.

Para finalizar;* ela frisou também que para atender com celeridade;* os Procons tratam a maior parte das demandas recebidas com procedimentos sumários de atendimento;* como a Simples Consulta;* adotada quando a orientação prestada pelo Procon é suficiente para resolver o problema do consumidor;* ou o Atendimento Preliminar;* utilizado para o caso em que o Procon obtém um acordo entre consumidor e fornecedor por telefone.

“Agora;* com a utilização do novo sistema;* a Carta de Informações Preliminares (CIP);* utilizada quando o Procon envia uma notificação prévia ao fornecedor e por meio desta poderá ser celebrado um acordo;* também terá uma resposta agilizada”;* completou.

O Procon de Tupã atende atualmente na Avenida Tapuias;* 907;* junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico;* sala 09 e também pelo telefone 3491-5395

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