Meio Ambiente - Quinta-feira, 05 de Julho de 2018

Tupã é escolhido para sediar curso de sustentabilidade na administração pública

Entre os dias 19 e 20 de julho o município de Tupã será o primeiro da região sudeste a sediar um importante evento voltado ao desenvolvimento da sustentabilidade na gestão pública.

O Curso de Sustentabilidade na Administração Pública é desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente e pela a ONU Meio Ambiente. O evento terá como tema "A3P: Agenda Ambiente na Administração Pública" e terá como objetivo estimular os gestores públicos a incorporarem princípios e critérios socioambientais, visando à economia de recursos naturais e à redução de gastos institucionais.

O evento deve trazer a Tupã representantes de cidades de toda a região, como secretários e prefeitos. De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Anderson Luiz Pereira, foi feita uma pré-seleção entre os municípios, sendo que Tupã foi o escolhido.

“Será um curso de extrema importância para a sustentabilidade em toda a região. Além disso, também poderemos fomentar a rede hoteleira e movimentar os restaurantes do nosso município, favorecendo a economia”, frisou o secretário.

Já o prefeito Ricardo Raymundo, falou sobre a honra de receber o curso no município. “Será um momento essencial para aquisição de mais conhecimento de como ter uma gestão mais sustentável e além disso, levar informações para outros diversos municípios”.

O Curso de Sustentabilidade na Administração Pública será totalmente gratuito e as inscrições devem ser feitas através do link: mma.gov.br/component/k2/item/11146-cursos-a3p que estará disponível para acesso no site da Prefeitura de Tupã (www.tupa.sp.gov.br).

O evento será no Centro Educacional Da UNIVESP de Tupã, que fica na Rua Tapuias, s/nº – núcleo FEPASA (próximo ao AME), no período de das 8 às 17 horas. É recomendado levar bloco de anotação, caneta, crachá institucional e caneca não-descartável.

PRIMEIRO DIA (19/7) – Programa Agenda Ambiental na Administração Pública

1 - Gestão de resíduos gerados

2 - Compras públicas sustentáveis

3 - Uso racional dos recursos naturais e bens públicos

4 - Construções, reformas e ampliações sustentáveis

5 - Qualidade de vida no ambiente de trabalho

6 - Sensibilização e capacitação dos servidores

SEGUNDO DIA (20/7) – Fortalecimento da Gestão Ambiental Municipal

1 - Política nacional de meio ambiente e Sisnama

2 - Consórcios intermunicipais

3 - Projetos ambientais municipais

4. Conselho municipal de meio ambiente

5 - Atribuições da gestão ambiental municipal – licenciamento, monitoramento, fiscalização

6 - Objetivos do desenvolvido sustentável (ODS)

7 - Programa Município VerdeAzul – SMA/SP.