Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Prefeitura inicia censitário canino de leishmaniose na Zona Leste
A Prefeitura de Tupã;* por meio da Secretaria Municipal de Saúde;* está intensificando as ações de prevenção e combate à leishmaniose. O objetivo é fazer uma busca ativa por cães infectados pela doença através da coleta de sangue.
Seguindo a recomendação do Ministério da Saúde;* a coleta do material está sendo feita nos Jardins Aritana;* Itaipu e bairros próximos desta região (situada na Zona Leste da cidade) que possui maior incidência de registros da doença.
Vale lembrar que a ação conta com a parceira do curso de medicina veterinária da UniFai. Para a professora da universidade;* Silvana Gomes Gonzáles;* esta é uma grande oportunidade de oferecer treinamento prático para os alunos.
“Mas o principal intuito é de contribuir com o plano de combate à leishmaniose criado pelo município. Estamos sendo bem recebidos pela população e quanto mais as pessoas ficam abertas a este trabalho;* maior é a conscientização”;* disse.
De acordo com o responsável pelo Centro de Controle de Zoonozes;* Robison Luis Pereira;* a população tem colaborado para a coleta de sangue dos animais.
“Estamos sendo recebidos de portas abertas pelos moradores;* que ajudam a controlar os animais e colaboram com o procedimento. É uma região que possui muitos animais nos quintais e nas ruas e que merece uma atenção especial”;* explica.
O trabalho continua nos próximos dias e a expectativa é de que cerca de mil coletas de sangue sejam feitas. Robison explicou também que os resultados da coleta levam de 15 a 30 dias para ficarem prontos.
“Primeiro é feito um teste rápido nos animais e os que tiverem resultado positivo;* seguem para o Instituto Adolfo Lutz de Marília;* para um exame confirmatório”.
A Leishmaniose
A leishmaniose ainda não tem cura e desde que haja autorização do proprietário do animal a eutanásia ainda é a medida mais indicada. Caso o dono note que o animal apresenta perda de peso e de apetite; feridas nas orelhas;* focinho e crescimento exagerado das unhas; queda de pelo com maior frequência ao redor dos olhos e febre prolongada;* deve entrar em contato com a Secretaria Municipal da Saúde e solicitar uma visita em sua residência. O telefone para contato é o (14) 3404-2200 e o endereço Rua Paiaquás;* 370.
O Centro e Controle de Zoonoses oferece ainda orientações gerais quanto ao manejo ambiental;* orientação sobre posse responsável dos animais;* além de oferta gratuita de castrações para cães e gatos machos e fêmeas.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 113,34
.
.