Meio Ambiente - Segunda-feira, 23 de Julho de 2018

Curso de sustentabilidade na administração pública começa hoje (19)

"

Tem início nesta quinta-feira (19) em Tupã;* o Curso de Sustentabilidade na Administração Pública;* desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente e pela a ONU Meio Ambiente. Tupã será o primeiro da região sudeste a sediar o evento.

O curso segue até sexta-feira (20) e terá como tema ""A3P: Agenda Ambiente na Administração Pública"" e irá estimular os gestores públicos a incorporarem princípios e critérios socioambientais;* visando à economia de recursos naturais e à redução de gastos institucionais. São esperados diversos representantes de cidades de toda a região;* entre secretários;* prefeitos;* etc.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente;* Anderson Luiz Pereira;* “será um curso de extrema importância para a sustentabilidade em toda a região”. “Além disso;* também poderemos fomentar a rede hoteleira e movimentar os restaurantes do nosso município;* favorecendo a economia”;* ressaltou também o secretário.

Já o prefeito Ricardo Raymundo;* falou sobre a expectativa de receber o curso no município. “Será um momento essencial para aquisição de mais conhecimento sobre como ter uma gestão mais sustentável. Entre diversas cidades;* é um privilégio para Tupã ter sido selecionado para receber este grande evento”;* disse.

O Curso de Sustentabilidade na Administração Pública será totalmente gratuito;* realizado no Centro Educacional Da UNIVESP de Tupã;* que fica na Rua Tapuias;* s/nº – núcleo FEPASA (próximo ao AME);* no período de das 8 às 17 horas.

Aos participantes;* é recomendado levar bloco de anotação;* caneta;* crachá institucional e caneca não-descartável.

PRIMEIRO DIA (19/7) – Programa Agenda Ambiental na Administração Pública

1 - Gestão de resíduos gerados

2 - Compras públicas sustentáveis

3 - Uso racional dos recursos naturais e bens públicos

4 - Construções;* reformas e ampliações sustentáveis

5 - Qualidade de vida no ambiente de trabalho

6 - Sensibilização e capacitação dos servidores

SEGUNDO DIA (20/7) – Fortalecimento da Gestão Ambiental Municipal

1 - Política nacional de meio ambiente e Sisnama

2 - Consórcios intermunicipais

3 - Projetos ambientais municipais

4. Conselho municipal de meio ambiente

5 - Atribuições da gestão ambiental municipal – licenciamento;* monitoramento;* fiscalização

6 - Objetivos do desenvolvido sustentável (ODS)

7 - Programa Município VerdeAzul – SMA/SP.

"