Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Residências Terapêuticas incentivam autonomia e integração social dos moradores
A prefeitura de Tupã;* através da Secretaria Municipal de Saúde;* mantém 15 Residências Terapêuticas que foram instaladas segundo a Política de Saúde Mental do Ministério da Saúde;* que se caracteriza pela luta antimanicomial e pelos direitos das pessoas com sofrimento mental.
Dentro desta luta;* está o combate à ideia de que se deve isolar a pessoa em centros psiquiátricos em nome de falsos tratamentos. Por isto;* as casas terapêuticas têm devolvido aos moradores o direto à autonomia e ao convívio social.
O secretário municipal de Saúde;* Laércio Garcia;* conta que os resultados obtidos pelas residências aos moradores têm sido facilmente notados.
“As Residências Terapêuticas têm possibilitado aos cerca de 140 moradores um retorno ao convívio social e o resgate de sua autonomia. Vemos os moradores cada vez mais integrados e autônomos tanto nas atividades cotidianas dentro das casas;* quanto na participação de atividades que antes não faziam parte de sua rotina”;* relatou o secretário.
Visita ao circo
Na última semana;* os moradores de todas as Residências tiveram a oportunidade de assistir a um espetáculo circense da companhia “Biro Biro” que está instalada no município.
A atividade foi organizada pelos cinco chefes das 15 Residências Terapêuticas. De acordo com a chefe de uma das casas;* Bruna Michely Lisbôa Bustamante Januário;* foi um momento de alegria;* já que muitos moradores nunca estiveram no circo.
“O circo nos recebeu de braços abertos e inclusive nos deu a cortesia do ingresso. Cerca de 150 moradores;* além dos funcionários das residências assistiram ao espetáculo. Somos muito gratos pela recepção que nos foi feita”;* disse. “Também agradecemos o apoio da prefeitura que possibilitou que este momento acontecesse;* disponibilizando o transporte para estarmos no espetáculo”;* completou Bruna.
Moradora realiza viagem dos sonhos
Além de proporcionar integração social aos moradores;* o trabalho desenvolvido nas Residências Terapêuticas também incentiva a autonomia dos moradores.
Recentemente;* a moradora Tânia Mara Rosa;* participou de uma excursão da Matriz de São Pedro para o Santuário Nacional de Aparecida;* em Aparecida do Norte (SP). De acordo com a chefe da residência de Tânia;* Fátima do Carmo Machado Mantovani;* ela acabou de completar 40 anos e como presente de aniversário realizou o grande sonho.
“Ela realizou um grande sonho após adentrar a Residência Terapêutica;* vindo de internações como IPT;* Dom Bosco e Aapehosp. Após 8 meses na Residência;* a Tânia já se encontra totalmente socializada. Atualmente faz curso de computação;* frequenta aulas de catequese e iniciará ainda um trabalho voluntário no Lar Santo Antônio”;* explica Fátima.
A chefe da residência contou ainda que a moradora visitou as duas igrejas do local;* fez compras e até mesmo se lembrou dos amigos da casa;* trazendo presentes para todos.
As Residências
A implantação e manutenção das Residências Terapêuticas pela prefeitura de Tupã marcam uma nova fase na vida dos moradores egressos de hospitais psiquiátricos;* que é a adaptação a uma nova realidade.
O prefeito Ricardo Raymundo conta que além de proporcionar mais conforto aos moradores;* também foi possível gerar novos empregos com a implantação das casas. Mediante ao concurso público;* mais de 130 empregos foram gerados;* entre cuidadores;* auxiliares de atividades gerais e técnicos de enfermagem.
O vice-prefeito;* Caio Aoqui;* enfatizou que o trabalho para a conquista da implantação das Residências Terapêuticas foi árduo;* mas tem valido a pena.
“Ver os moradores num local agradável;* amplo e com funcionários para prestar todo o atendimento que eles precisam é gratificante. Acompanhar todo o processo de adaptação a uma nova realidade faz tudo valer a pena”;* disse.
O prefeito também destacou que compete à prefeitura o acompanhamento destas pessoas;* exigência que tem sido cumprida pelos chefes e funcionários das casas.
“O ótimo trabalho desenvolvido com os moradores tem sido refletido com sua evolução gradativa e reinserção nas atividades sociais e reforça um dos grandes objetivos de nossa administração;* que é oferecer qualidade de vida e vida digna aos nossos moradores”;* finalizou o prefeito.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 113,34
.
.