Algumas modificações serão realizadas até o final de 2013
O turismo é uma das principais fontes para atrair novos visitantes e dinamizar a economia. No Brasil o turismo cresce a cada ano;* seja ele nas mais variadas modalidades como turismo de negócios;* ecoturismo;* turismo rural;* entre outras modalidades que estão contidas no país de tantas multiplicidades culturais. Focado neste mercado de negócios;* a Prefeitura da Estância Turística de Tupã;* através da Secretaria de Turismo;* está incrementando o Projeto Caminhos da Letônia.
Distante de cerca de 26 quilômetros de Tupã;* o Distrito de Varpa guarda histórias fascinantes;* que vale a pena conhecê-lás através do Museu dos Pioneiros “Janis Erdberges”;* da gastronomia oferecida em diversos estabelecimentos turísticos;* da arquitetura;* e de outros itens que compõem a cultura dos imigrantes que chegaram aqui no Brasil;* com a perspectiva de fixar raízes;* fortalecidas até hoje pelos seus descendentes.
Por guardarem e vivenciarem suas raízes;* o Projeto Caminhos da Letônia está sendo revitalizado pela Secretaria de Turismo em parceria com a Associação Agroindustrial;* Turística e Cultural de Varpa com o objetivo de atrair mais visitantes e mostrar o turismo do pequeno distrito que conserva em seus corações a saga dos seus pais;* avós e bisavos os primeiros vindos da Europa para o Brasil.
A secretária de Turismo;* Márcia Felix dos Reis Lima;* disse que o Projeto Caminhos da Letônia;* é um roteiro singular do próprio município de Tupã;* pois Varpa é um dos poucos povoados letos no Brasil e no mundo. “O Projeto Caminhos da Letônia está sendo revisto para oferecer aos visitantes o melhor da cultura leta. É um atrativo que tem tudo para dar certo;* temos bons artesãos;* temos histórias e lugares fantásticos para conhecer”. Márcia informou que a Prefeitura irá remodelar o obelisco;* atualizar placas turísticas e informações ao visitante. “O obelisco será concluído com a implantação de uma estatua igual à construída em Riga;* capital da Letônia”.
O Monumento a Liberdade;* localizado em Riga;* é um memorial em honra aos soldados mortos durante a ação em ação durante a Guerra da Independência da Letônia. Na base do monumento será colocado o sobrenome dos primeiros imigrantes que vieram para o Brasil e fundaram o atual Distrito de Varpa. “Fizemos uma pesquisa minuciosa e iremos colocar o nome dos primeiros imigrantes que vieram da Letônia e região para Varpa em 1923”.
Também estão sendo construídas placas de ruas com o mascote de Varpa;* informações aos turistas;* assim como melhoramentos do Portal de entrada de Varpa;* pontos de ônibus com placas sobre horários. Disse também que para mostrar os atrativos turísticos contidos no Projeto Caminhos da Letônia;* a Prefeitura deverá contratar uma monitora.
Atualmente o Projeto Caminhos da Letônia é composto pelo Museu dos Pioneiros “Janes Erdbergs”;* onde é possível conhecer os instrumentos utilizados pelos letos para a fundação de Varpa;* grande arquivo fotográfico das atividades exercidas logo no inicio na fundação com a derrubada da floresta;* a caça aos animais; Rancho dos Defumados contendo diversos tipos de especiarias de tirar água na boca; geléia da dona Neusa;* com diversos tipos de frutas e com sabor singular ao modo da própria artesã.
No atrativo Artesanato Floresta;* o visitante poderá conhecer e adquirir diversos artesanatos confeccionadas a partir de produtos naturais encontrados no campo como galhos;* troncos;* sementes;* que são transformados em objetos de decoração; Puro Mel;* o visitante conhecerá como se processa o mel retirado das colméias. Com o mel;* os proprietários do Puro Mel são fabricados o mel;* própolis;* bolachas e biscoitos. Boa dica gastronômica de Varpa finalmente a Fazenda Palma;* onde o visitante conta com hospedagem;* museu;* casas erguidas no inicio do século XX;* e uma paisagem bucólica composta de matas e cachoeiras.
Márcia adiantou que está fazendo novos contados com artesões locais que desejam entrar na programação do Projeto Circuito Caminhos da Letônia. Em Varpa há algumas lanchonetes;* bares e sorveterias onde o visitante poderá fazer um lanche. Quem gosta de lugares pacatos e cheios de atrativos culturais Varpa é um prato cheio. “Estamos formatando o roteiro do Projeto Caminhos da Letônia que e sem dúvida um grande produto turístico. Para isso;* estamos estudando a mobilidade e a logística para que grupos de visitantes de Tupã e de outras regiões do Estado possam conhecer Varpa”.
Márcia disse que atualmente muitas pessoas de diversas regiões do Estado e também do pais vem até Tupã e querem conhecer Varpa. “As pessoas conhecem Varpa através de programas de televisão;* de internet e das mídias sociais e ficam cheias de curiosidade para conhecer o lugarejo. A Letônia fica situada na costa do Mar Báltico. Os colonizadores;* predominantemente religiosos batistas;* vieram após o domínio da Revolução Russa;* pois o regime bolchevista estava cerceando a liberdade de culto. Estabeleceram-se na margem direita do Rio do Peixe;* a partir de novembro de 1922;* fundando a colônia de Varpa e a Corporação Evangélica Palma.
Mais informações;* o visitante deverá ligar para a Secretaria de Turismo;* localizada na Rua Cherentes;* 639;* ou telefonar para o telefone (14) 3491-5013.