Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Carreta da Mamografia estará em Tupã na próxima segunda-feira
O secretário municipal de Saúde;* Laércio Garcia;* anunciou na manhã de ontem mais uma conquista para o setor da saúde de Tupã;* a vinda da Carreta da Mamografia;* pelo Programa Mulheres de Peito;* do Governo do Estado de São Paulo.
De acordo com Garcia;* a Carreta da Mamografia estará atendendo gratuitamente partir desta segunda-feira e segue até o dia 1º de setembro. O foco do programa é atender mulheres entre 50 e 69 anos;* que estão mais propícias a desenvolver o câncer de mama.
“Mulheres nesta faixa etária não precisam de pedido de solicitação de mamografia para realizar o exame na carreta;* basta apresentar o RG e Cartão SUS. Mulheres de 35 a 49 anos também podem realizar o exame;* porém;* precisam ter em mãos;* além do cartão SUS e RG;* o pedido de solicitação da mamografia que poderá ser retirado em sua unidade de saúde”;* contou.
Segundo ele;* a carreta realiza rastreamento de rotina para a prevenção do câncer de mama;* através dos exames de mamografia anualmente; portanto deve-se respeitar este intervalo a contar da data da última mamografia.
“Serão distribuídas 50 senhas de segunda à sexta-feira para atendimento no mesmo dia;* das 9 às 18 horas e aos sábados;* 25 senhas;* das 9 às 13 horas. Os dias 31 de agosto e 01 de setembro serão reservados para exames complementares as mulheres que venham a necessitar”;* concluiu.
Laércio contou ainda que o Programa Mulheres de Peito possui unidades móveis equipadas com mamógrafo e aparelho de ultrassom;* que circulam no Estado de São Paulo realizando exames com o objetivo principal de promover o diagnóstico precoce do câncer de mama.
“A iniciativa busca a conscientização das mulheres sobre a importância da realização do exame de mamografia;* além de facilitar o acesso ao procedimento;* agendamento e garantia de tratamento para os casos diagnosticados. Toda a infraestrutura técnica;* operacional e profissional necessária para os exames de prevenção do câncer de mama estarão disponibilizados na carreta que ficará estacionada e atendendo ao público na Praça da Bandeira”;* explicou.
Dados estatísticos
Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer) o câncer de mama é o mais frequente entre as mulheres no Brasil e no mundo;* com exceção do câncer de pele não melanoma. Relativamente raro antes dos 35 anos;* acima desta idade sua incidência cresce progressivamente;* especialmente após os 50 anos.
Estima-se para os anos de 2018 e 2019;* mais 59.700 novos casos da doença no Brasil. É a 5ª causa de mortes por câncer em geral e a causa mais frequente de morte por câncer em mulheres. Em 2014 foi responsável por 14.622 mortes no Brasil.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 113,34
.
.