.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h - 0800-773-1600

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Saúde - Terça-feira, 21 de Agosto de 2018

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Segundo ‘Dia D’ de vacinação imunizou mais de 2 mil crianças

Segundo ‘Dia D’ de vacinação imunizou mais de 2 mil crianças


Segundo ‘Dia D’ de vacinação imunizou mais de 2 mil crianças

A Secretaria Municipal de Saúde realizou mais um “Dia D” de vacinação contra sarampo e poliomielite no último sábado (18). Com a intensificação da campanha;* já foram imunizadas 2.103 crianças;* ou seja;* 75% desta população.

De acordo com as informações do setor de Vigilância Epidemiológica da prefeitura;* o objetivo é que 2.814 crianças sejam vacinadas. Vale lembrar que a campanha se estende até 31 de agosto e todas as unidades de saúde contêm as doses da vacina.

O secretário municipal de Saúde reforçou a importância da vacinação contra o sarampo e paralisia infantil. “Tem sido notado nos órgãos de saúde que os pais estão deixando de levar os filhos para receberem doses de vacinas que previnem doenças que levam à morte. Com isso;* doenças que estavam praticamente extintas;* como é o caso do sarampo;* por exemplo;* estão reaparecendo”;* enfatizou.

A enfermeira responsável pelo setor de Vigilância Epidemiológica;* Joselaine Pio Rocha;* incentiva os pais que ainda não levaram seus filhos para receber as doses;* procurem uma das unidades de saúde.

“A campanha é voltada para crianças na faixa etária de um ano e menores de cinco anos e basta que os pais levem a caderneta de vacinação no ato da vacina”;* disse.

Com a campanha de vacinação contra sarampo e pólio;* a prefeitura também está incentivando que os adultos atualizem seu calendário vacinal. Por isso;* basta levar a caderneta de vacinação ao posto de saúde e;* caso haja vacinas em atraso;* as doses serão administradas.

Poliomielite

A Poliomielite;* também chamada de pólio ou paralisia infantil;* é uma doença

contagiosa aguda causada pelo poliovírus;* que pode infectar crianças e adultos por

meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas e provocar ou não paralisia.

Nos casos graves;* em que acontecem as paralisias musculares;* os membros inferiores são os mais atingidos. A doença permanece endêmica em três países: Afeganistão;* Nigéria e Paquistão;* com registro de 12 casos. Nenhum confirmado nas Américas. Como resultado da intensificação das campanhas de vacinação;* no Brasil não há circulação de poliovírus selvagem (da poliomielite) desde 1990.

A vacinação é a única forma de prevenção da Poliomielite. Todas as crianças menores de cinco anos de idade devem ser vacinadas conforme esquema de vacinação de rotina e na campanha nacional anual.

Desde 2016;* o esquema vacinal contra a poliomielite passou a ser de três doses da vacina injetável – VIP (2;* 4 e 6 meses) e mais duas doses de reforço com a vacina oral bivalente– VOP (gotinha). A mudança está de acordo com a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e faz parte do processo de erradicação mundial da pólio.

Sarampo

Transmitido por secreções das vias respiratórias como gotículas eliminadas pelo espirro ou pela tosse;* o período de incubação do sarampo;* ou seja;* o tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas é de cerca de 12 dias e a transmissão pode ocorrer antes do aparecimento dos sintomas e estender-se até o quarto dia depois que surgiram placas avermelhadas na pele.

Além de ser uma doença potencialmente grave;* em gestantes;* o sarampo pode provocar aborto ou parto prematuro. O diagnóstico é feito através de exames clínicos e;* quando necessário;* confirmado por exame de sangue. O tratamento;* por ser uma doença autolimitada;* é sintomático;* isto é;* visa ao alívio dos sintomas.

O paciente com sarampo deve fazer repouso;* ingerir bastante líquido;* comer alimentos leves;* limpar os olhos com água morna e tomar antitérmicos para baixar a febre. Em alguns casos;* há necessidade de tratamento para o aumento de imunidade.

A vacina antisarampo é eficaz em aproximadamente 97% dos casos. A recomendação das autoridades de saúde é não se descuidar do programa de vacinação. A vacina contra o sarampo é a melhor forma de evitar a doença que pode ser grave. Em caso de dúvida é melhor procurar um centro de vacinação.

315 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2024

R$ 2,00

.
UFM - 2025

R$ 113,34

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.