Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Orquestra Municipal vai se apresentar amanhã no TG
A Orquestra Municipal “Maestro Júlio de Castro” vai se apresentar amanhã (25) no Tiro de Guerra de Tupã;* a partir das 17 horas;* na solenidade comemorativa do Dia do Soldado. Já no domingo a orquestra Municipal se apresentará no lançamento do livro “Big Bands Paulistas”;* no Teatro Paulo Roberto Lisboa;* no Centro Cultural Matarazzo;* na cidade de Presidente Prudente.
A participação da Orquestra Municipal em eventos da cidade e da região é evidente. A convite do sargento Júnior;* do Tiro de Guerra de Tupã;* a orquestra se apresentará para a recepção dos convidados e na solenidade especial.
Segundo Wolf Nobel;* integrante da Orquestra Municipal;* a orquestra vem participando desta solenidade há vários anos;* tradição que está sendo mantida neste ano.
Wolf também explicou a importância do evento e como será a apresentação. “O Dia do Soldado é uma comemoração que todos os anos o sargento Júnior nos convida a participar. Estaremos fazendo a recepção dos convidados;* a solenidade está marcada para as 17 horas;* e estaremos recepcionando os convidados 15 minutos antes;* com o Hino Nacional;* e também;* após o hino;* apresentando o Hino do Exercito;* marcando a solenidade oficial do exército”;* explicou.
O diretor de Cultura;* Lucas Godoy;* destacou que as apresentações da Orquestra Municipal em eventos é destaque frequentemente;* além de ser quase uma tradição para muitos eventos da cidade. “A Orquestra Municipal abrilhanta muitos eventos;* sendo destaque em boa parte deles;* seja pelo repertório;* seja pela qualidade. É uma traição em muitos eventos;* especialmente em datas comemorativas”;* destacou.
O secretário municipal de Cultura;* Renato Gonzalez;* comentou que o Dia do Soldado é uma data muito importante;* pois realiza uma homenagem ao exército;* e para evidenciar ainda mais tal homenagem;* a Orquestra Municipal irá participar;* levando seu repertório temático para a ocasião e sendo fundamental para a solenidade.
“O Dia do Soldado é uma importante homenagem aos combatentes e ao exército. Para evidenciar ainda mais tal homenagem;* realizada no Tiro de Guerra de Tupã;* a Orquestra Municipal irá levar seu repertório temático e sendo fundamental para a solenidade”;* comentou.
A Orquestra Municipal “Maestro Júlio de Castro” é administrada e gerida pela Prefeitura da Estância Turística de Tupã;* através da Secretaria Municipal de Cultura de Tupã. A Orquestra Municipal é ativa;* participando de muitos eventos locais e fora da cidade. As apresentações tradicionais da orquestra são relacionadas às datas comemorativas.
Dia do Soldado
O Dia do Soldado é uma homenagem aos soldados do Brasil. O dia 25 de agosto foi escolhido como o Dia do Soldado;* pois é o aniversário de Luís Alves de Lima e Silva - Duque de Caxias. Com pouco mais de 20 anos já era capitão;* aos 40 anos já era marechal de campo. O duque nasceu em 25 de agosto de 1803;* lutou bravamente dentro e fora do país e é patrono do Exército Brasileiro.
O patrono do Exército Brasileiro entrou na história ao combater rebeliões contra o império;* pacificando o país e mantendo a união da nação. Além disso;* liderou as forças brasileiras na Guerra do Paraguai;* vencida pela aliança entre Brasil;* Uruguai e Argentina; o que lhe concedeu o mais alto título de nobreza concedido pelo imperador: duque de Caxias.
O primeiro decreto que oficializou o Dia do Soldado data de 1957: Decreto Nº 42.018;* art. 62 e 63;* 09/08/1957. Hoje tal data é importante;* porém em muitos casos não é tão lembrada quanto deveria. Tupã realizará no dia 25 de agosto tal homenagem no Tiro de Guerra.
Lançamento do Livro “Big Bands Paulistas”
O relançamento do livro “Big Bands Paulistas”;* acontece no Teatro Paulo Roberto Lisboa – Centro Cultural Matarazzo;* em Presidente Prudente;* a partir das 20 horas. A entrada é gratuita;* porém para controle interno;* os ingressos devem ser retirados até às 19 horas;* no local.
O livro de José Ideofonso Martins e José Pedro Soares Martins será relançado pelo SESC;* sendo o seu primeiro lançamento datado de 2017. Ele apresenta 232 páginas e é editado pelo SESC de São Paulo.
A obra é um registro de memória musical dos grupos musicais paulistas que se encaixam como “Big Bands”. O livro “Big bands paulistas: história de orquestras de baile do interior de São Paulo” mostra como as orquestras participam da socialização e lazer através da arte musical.
A “Big Band Tupãense” também é uma das personagens do livro;* que ele conta histórias deste tipo de grupo musical. A convite do SESC de Presidente Prudente;* a Orquestra Municipal irá se apresentar e abrilhantar o evento.
O diretor de Cultura;* Lucas Godoy;* parabenizou a participação da orquestra tanto no livro quanto no lançamento do mesmo. “Parabenizo a participação merecida da Orquestra Municipal;* tanto no livro;* preservando a memória e história da orquestra; quanto no lançamento;* representando a cidade através da música”.
O secretário municipal de Cultura;* Renato Gonzalez;* parabenizou os esforços da orquestra e destacou que poucas são as cidades que possuem uma orquestra municipal de qualidade;* porém Tupã é privilegiada. Além disso;* a qualidade;* dedicação e busca constante por melhorias;* fez com que a Orquestra Municipal fosse se mantendo viva e presente na cidade;* por mais de 70 anos.
“Parabenizo a Orquestra Municipal pela representação de Tupã que fará em Presidente Prudente. Tupã tem o privilégio que poucas cidades têm;* contar com uma orquestra municipal de qualidade. Essa qualidade é resultado de muito esforço;* dedicação;* e busca por melhorias e novidades. Convido os amantes da música e da cultura a prestigiar nossa orquestra e descobrir um pouco mais da história dela através do livro”;* destacou.
A Big Band Tupãense
A história da Orquestra Municipal “Maestro Júlio de Castro” teve início em 1947;* na época intitulada “Banda Musical Municipal”. Um projeto simples;* porém ambicioso para aquele período. A iniciativa de se ter um grupo musical na cidade foi de João Messas e Américo Scandiuzi apoiados pelo;* então;* prefeito Luiz de Souza Leão;* fundador de Tupã .
Souza Leão não só apoiou;* como contratou um maestro para o grupo;* maestro Júlio de Castro;* juntamente com os sete filhos do maestro;* todos eles músicos; além de alguns outros músicos de Tupã e Iacri.
Inicialmente eram 18 integrantes;* que se apresentavam com o objetivo de alegrar as domingueiras na Praça da Bandeira. Posteriormente o nome foi mudado;* para Orquestra Júlio de Castro;* homenageando o primeiro maestro. O aumento de integrantes e instrumentos foi notável com o passar do tempo.
Mais informações sobre a Orquestra Municipal estão disponíveis na página da Secretaria Municipal de Cultura de Tupã no Facebook “Secretaria Municipal de Cultura de Tupã”;* Instagram secretariadeculturatupa;* e pelo telefone (14) 3491-3015.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 113,34
.
.