Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Saúde intensifica vacinação contra o HPV
A Secretaria Municipal de Saúde através da Vigilância Epidemiológica intensificou a vacinação contra o HPV;* as doses estão disponíveis em todas as unidades de saúde do município. A imunização é destinada para meninas de nove a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos de idade.
De acordo com o secretário municipal de Saúde;* Laércio Garcia;* é muito importante que os pais levem seus filhos na unidade de saúde mais próxima com a carteira de vacinação e a documentação pessoal;* para que a criança e adolescente receba a dose da vacina.
“As equipes de saúde aproveitam a oportunidade para conferir e atualizar as cadernetas de vacinação;* para que as crianças e adolescentes estejam imunizados contra outras doenças também”;* disse.
Segundo Laércio;* a vacina é a principal forma de prevenção contra o câncer do colo de útero;* a quarta maior causa de morte entre as mulheres no Brasil.
O secretário informou que o medo e a falta de informação e de incentivo dos pais estão entre os motivos da baixa procura pela vacina.
“A vacina protege crianças e adolescentes de diversas doenças;* por isso é muito importante que aja conscientização por parte dos pais e responsáveis para que a imunização seja realizada”;* finalizou.
A doença
O HPV pode acometer tanto mulheres quanto homens;* contribuindo para o surgimento de câncer de vagina;* ânus;* vulva;* pênis;* além de causar verrugas genitais.
A vacinação dos adolescentes antes do início da vida sexual tem melhor resposta na proteção e ajuda a quebrar a cadeia de transmissão;* já que aproximadamente 95% dos casos da doença são transmitidos por esse meio.
O esquema vacinal para os meninos é de duas doses;* com seis meses de intervalo entre elas. Já nas meninas;* o principal foco da vacinação é proteger contra o câncer de colo do útero. Além dos cânceres de vulva;* vaginal;* anal;* boca;* garganta e verrugas genitais.
O HPV é transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto.
Os postos de saúde atendem de segunda à sexta-feira;* das 7 às 17 horas. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Saúde;* através do telefone (14)3404-2200 ou na Rua Paiaquás 370.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 113,34
.
.