Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Prefeitura alerta sobre importância da vacinação contra Febre Amarela
A Prefeitura de Tupã;* por intermédio da Secretaria de Saúde;* através da Vigilância Epidemiológica;* faz um alerta para a população que ainda não vacinou contra a Febre Amarela;* principalmente neste período de férias;* quando muitas pessoas viajam.
De acordo com a enfermeira responsável pelo setor de Vigilância Epidemiológica;* Joselaine Pio Rocha;* o objetivo da intensificação é incentivar que pessoas faltosas com a vacina sejam imunizadas;* uma vez;* que a vacinação é a principal estratégia adotada para controle e bloqueio do vírus da doença;* transmitida pelo mosquito palha.
“Neste período muitas pessoas de outras regiões visitam a nossa cidade e muitas pessoas viajam para o Litoral Paulista e não possuem dose de vacina na carteira. Infelizmente recentemente tivemos um óbito confirmado por febre amarela em Caraguatatuba“;* alertou.
A secretária municipal de Saúde;* Célia Zeferino ressaltou ainda que todas as unidades de saúde possuem doses da vacina contra a Febre Amarela. “Estamos realizando essa orientação porque a vacinação é a forma mais eficaz de se proteger contra a febre amarela e é essencial para eliminar a doença de uma região. Tupã não é considerado uma área de risco;* porém;* com o período de férias;* acreditamos na necessidade de um cuidado especial”;* ressaltou.
Vacina
A vacina contra febre amarela;* em pessoas sem problemas de imunidade;* tem uma proteção de até 98% e está disponível nas salas de vacina das unidades de saúde de Tupã durante todo o ano.
Segundo a Secretaria;* a recomendação do Programa Nacional de Imunizações é de que duas doses são suficientes para proteção;* sendo a primeira aos 9 meses de idade e a segunda aos quatro anos. Pessoas que já possuem duas doses registradas no cartão não precisam receber doses adicionais;* pois já são consideradas adequadamente imunizadas. Já as pessoas acima de cinco anos que possuem apenas uma dose devem receber o reforço somente após dez anos;* ou mais;* da primeira.
Outra recomendação é que todas as pessoas que residem ou que irão viajar para regiões silvestres;* rurais ou de mata;* que são áreas com recomendação para vacinação contra febre amarela;* devem procurar a unidade para regularizar a carteira de vacina 15 dias antes da viagem.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 113,34
.
.