Prefeitura iniciou curso pioneiro de robótica para alunos do ensino fundamental
Prefeitura iniciou curso pioneiro de robótica para alunos do ensino fundamental
Aulas serão para crianças dos terceiro;* quarto e quinto ano;* com material e apoio didático
Depois de ações como o curso de inglês;* o novo horário de atendimento das creches;* a Prefeitura de Tupã lançou na última sexta-feira o curso de robótica para alunos da rede municipal. O projeto inovador na região proporcionará que os alunos dos terceiros;* quartos e quintos anos possam construir mecanismos robotizados simples;* além de desenvolvimento de habilidades e montagem e programação de robôs.
Na apresentação do projeto;* que aconteceu na Emef Governador Mario Covas o secretário municipal de educação;* professor Marcos Leite ressaltou que as aulas visam proporcionar um ambiente de aprendizagem em contato com o mundo tecnológico. “O intuito da robótica educacional não é trabalhar somente conteúdos de física;* como também matemática;* computação;* raciocínio lógico;* noção espacial;* entre outros. De forma interdisciplinar;* a ação pode também estimular a criatividade e aumentar o interesse pela pesquisa e por cursos de engenharia”;* destaca Marcos.
O vice-prefeito;* Thiago Santos;* que na oportunidade estava como prefeito em exercício;* explicou aos pais presentes e alunos que o futuro das crianças depende de como vão o desenvolvimento na escola e neste sentido é fundamental proporcionar opções diferenciadas no ensino. “A robótica vem preencher um espaço;* porque infelizmente no país;* os alunos no Brasil tem certa aversão a química;* matemática e física;* o déficit é muito grande na área de engenharia e com o projeto queremos estimular o gosto delas ciências exatas.”
O professor responsável pela capacitação dos professores;* Ângelo Jorge;* parabenizou a iniciativa da prefeitura de Tupã e da Secretaria Municipal de Educação por inserir a robótica na educação infantil. ”Os professores foram capacitados para trabalhar o conhecimento do aluno com a tecnologia;* uma forma de estudar brincando e as crianças adoram isto”;* finaliza.
Segundo a vice-diretora da escola;* Rose Munhoz ainda disse que esta ação no ensino público é projeto elaborado e diferente. “Os alunos vão utilizar de forma lúdica;* favorecendo o aprendizado do aluno;* adequando as necessidades relacionados a escola.”