Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Saúde alerta população sobre aumento de casos de febre amarela durante o verão
A Secretaria Municipal de Saúde alerta sobre o aumento de casos de febre amarela durante o verão. Neste sentido;* aqueles que aproveitam o período para viajar;* devem manter a caderneta de vacinação atualizada;* fundamental para ter uma viagem saudável e tranquila.
Todas as Unidades de Saúde da Família (USF) e as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão devidamente abastecidas com a vacina para atender a população.
De acordo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica;* Joselaine Pio Rocha;* é importante que 15 dias antes da viagem;* o turista atualize a caderneta de acordo com as orientações do Calendário Nacional de Vacinação. “Os viajantes devem dar atenção especial às vacinas contra febre amarela;* sarampo e hepatites A e B”;* disse.
Segundo Joselaine;* a vacina é dose única e deve ser aplicada a partir dos nove meses até os 59 e 11 meses de idade. Pessoas com mais de 60 anos e gestantes deverão se consultar antes de receberem a dose da vacina.
“Orientamos as mães a darem ovo para os bebês um mês antes da vacina para comprovar se há alguma reação;* pois o ovo é um dos componentes da vacina”;* frisou.
Vale lembrar que a vacina é oferecida gratuitamente pelo Ministério da Saúde e disponibilizada em todas as unidades de saúde.
As Unidades de Saúde da Família atendem de segunda a sexta-feira;* das 7 às 17 horas. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Saúde;* localizada na Rua Paiaquás;* 370 ou pelo telefone 3404-2200.
Vacina
A vacina contra febre amarela;* em pessoas sem problemas de imunidade;* tem uma proteção de até 98% e está disponível nas salas de vacina das unidades de saúde de Tupã durante todo o ano.
Segundo a enfermeira;* a recomendação do Programa Nacional de Imunizações é de que duas doses são suficientes para proteção;* sendo a primeira aos nove meses de idade e a segunda aos quatro anos.
Pessoas que já possuem duas doses registradas no cartão não precisam receber doses adicionais;* pois já são consideradas adequadamente imunizadas. Já as pessoas acima de cinco anos que possuem apenas uma dose devem receber o reforço somente após dez anos;* ou mais;* da primeira.
Febre amarela
A febre amarela é uma doença febril aguda;* de curta duração (no máximo 12 dias) e de gravidade variável. A forma grave caracteriza-se clinicamente por manifestações de insuficiência hepática e renal;* que podem levar à morte. Não existe tratamento específico para combater a doença.
“O paciente deve procurar atendimento;* permanecer em repouso;* com reposição de líquidos;* conforme indicado pelo médico. Os principais sintomas são febre alta abrupta;* calafrio;* dor no corpo;* prostração;* diarreia;* náuseas e vômitos”;* explicou a enfermeira Joselaine.
A doença é transmitida somente pela picada de mosquitos transmissores infectados como o Aedes aegypti (urbana) ou Haemagogus (silvestre).
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 113,34
.
.