NIppon Fest recebe público recorde em sua nona edição
NIppon Fest recebe público recorde em sua nona edição
Evento mostrou integração cultural entre os descendentes de japoneses e não japoneses
A nona edição da Nippon Fest foi um grande sucesso e superou as expectativas. A Praça da Bandeira foi transformada nestes três dias;* sexta;* sábado e domingo;* em um pedaço do Japão em Tupã. A terra do Deus Tupã;* também deu espaço para a terra do sol nascente;* que durante os três dias imperaram na Praça da Bandeira;* através das diversas manifestações culturais. Durante a IX Nippon Fest;* cerca de 10 mil pessoas prestigiaram a festa que faz parte do calendário turística de Tupã e do Estado de São Paulo.
O maior evento do gênero da Alta Paulista agradou todos os visitantes de Tupã e da região. Desde as crianças até os mais antigos prestigiaram o evento apreciado e reverenciado pela população tupãense e região que pode conhecer um pouco mais sobre a cultura nipônica. A gastronomia;* as danças e o taikô foram os grandes atrativos do evento que atraiu milhares de pessoas para a Praça de Alimentação que inovou;* melhorando o atendimento e também ao Espaço Cultural “José Anselmo Filho-Zé Pretinho”.
O grupo de taikôs de Tupã;* Bastos e Marília exibiram em um show espetacular de força;* harmonia e expressão corporal;* temas ligados a cultura nipônica. Até quem não entendia a linguagem dos instrumentos do taikô ficaram paralisados com os ritmos e os sons vindos dos tambores.A platéia foi ao delírio. Joe Hirata;* cantor japonês de sucesso internacional;* que abriu o evento;* mostrou a integração entre a cultura brasileira e a japonesa;* através de musicas do gênero sertanejo universitário e típicas do Japão.
A integração cultural entre não nipônicos e descendentes de imigrantes japoneses que chegaram no Brasil a partir de 1908;* observava também na gastronomia que caiu no gosto dos descentes não nipônicos com o yakissoba;* udon;* sashimi espetinho;* origuini;* omelete;* niguirisushi;* temaki;* sushimix;* harumaki;* guioza e tempurá. Mas também tinha cardápio brasileiro como pastel;* sorvete frito;* churros e raspadinha. A dança também é um elemento de aproximação entre as duas nações amigas. Durante a apresentação dos taikôs;* a platéia observou que a manifestação cultural continha membros de outras descendências.
E no meio do público que lotou a Praça da Bandeira durante o final de semana;* era nítido a miscigenação dos povos brasileiros;* que se observava nos traços físicos e comportamentais. Também chamou atenção para quem visitava a Nippon Fest;* os estandes que estavam recheados de artesanatos japoneses produzidos no Brasil e importado do continente asiático;* particularmente do Japão. O estande das ikebanas com os arranjos florais também era digno de visitação;* assim também como as exposições de automóveis de marca japonesa.
O prefeito em exercício;* Thiago Santos;* disse que a Nippon Fest já é uma atração turística de Tupã e região e que o poder público tem o dever de contribuir para o sucesso do evento. “Estamos já na nona edição do Nippon Fest. Isso significa que a população tupãense aprovou o evento que integra acultura japonesa com a cultura não japonesa. Nós do poder publico temos o dever de contribuir para que esse evento seja um sucesso como já é. Gostaria de agradecer toda a colônia japonesa que se empenha a cada ano para realizar esta festa grandiosa e linda”.
O presidente da Associação Cultural Esportiva e Recreativa de Tupã (ACERT) Luis Yoshikawa;* agradeceu todos os representantes da entidade que ajudaram a realizara Nippon Fest e destacou a integração entre japoneses e não japoneses. “Parabenizo todos os membros da ACERT que estiveram à frente nos eventos que nós antecederam e é com grande alegria que nós realizamos este evento que pode mostrar um pouco da cultura japonesa a toda população de Tupã e região”.
Yoshikawa também destacou todas as pessoas que contribuíram para mais um ano de sucesso do evento como a ACERT;* Prefeitura da Estância Turística de Tupã;* Câmara dos Vereadores;* Banco Bradesco;* Oi Telefonia;* Policia Civil;* Policia Militar;* Corpo de Bombeiros e Rede Paranapanema e colaboradores. Em seguida;* o coordenador geral do evento;* o vereador Caio Aoki;* disse que para que se realize um evento deste porte é preciso vontade e planejamento. “Foram 60 dias planejando e trabalhando para que o evento deste ano tivesse inovações e recebesse mais público. Colocamos 900 meses;* sendo que no ano passado foram 600 mesas. Hoje o resultado está ai todo mundo trabalhando para que os visitantes conheçam mais a cultura japonesa que tem em diversas atrações como a gastronomia que todos apreciam”.
Caio agradeceu todos os colaboradores do evento do poder público;* iniciativa priva e ACERT. Presente na festa;* o deputado federal Walter Ihoshi;* disse que vem participando da Nippon Fest desde o primeiro evento. “O Nippon Fest começou pequeno e hoje tem toda esta estrutura para receber a população tupãense e da região também. Gostaria de agradecer a ACERT através dos seus membros que são ativos;* a Prefeitura;* a Câmara dos Vereadores;* o Bradesco e a OI“.
Na oportunidade;* Ioshi;* observou que os primeiros imigrantes japoneses chegaram ao Brasil há 105 anos e hoje seus descendentes estão da sexta geração. “Neste período os descendentes de japoneses contribuíram muita para o desenvolvimento social e cultural do nosso país. Hoje nós podemos ver neste evento a integração cultural;* transmitindo entre estes países irmãos o respeito;* a paz e a alegria”.