.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h - 0800-773-1600

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Educação - Terça-feira, 29 de Janeiro de 2019

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Secretaria descarta surto;* mas orienta sobre cuidados com roséola

Secretaria descarta surto;* mas orienta sobre cuidados com roséola


Secretaria descarta surto;* mas orienta sobre cuidados com roséola

"

A roséola;* conhecida como exantema súbito é uma doença viral infecciosa causada na grande maioria das vezes pelo vírus herpes do tipo 6. A virose é comum em períodos mais quentes e costuma acometer bebês entre 6 meses e 2 anos.

De acordo com a enfermeira do setor de vigilância epidemiologia;* Joselaine Pio Rocha;* os sintomas incluem vários dias de febre alta;* seguida por irritação e aparecimento de manchas cor-de-rosa na pele. “Embora cause sintomas incômodos;* a roséola costuma ter evolução benigna;* sem complicações e cura-se sozinha”;* explica.

Ainda segundo Joselaine;* até o momento;* a Secretaria Municipal de Saúde não foi notificada sobre casos recentes da doença. “Sempre que vários casos da mesma doença começam a surgir no município;* as unidades de saúde informam à Secretaria;* para que medidas sejam tomadas. No entanto;* até o momento não recebemos nenhuma notificação”;* disse. “Circulou em redes sociais que haveria um possível surto na cidade;* o que preocupou muitas pessoas. No entanto;* nós descartamos esta informação”;* frisou a enfermeira.

Contágio

Espirros;* tosse;* beijos e contato com brinquedos;* que vão à boca e são compartilhados com outras crianças;* são fontes potenciais de contaminação da roséola.

""O contágio geralmente ocorre em bebês que frequentam os mesmos ambientes como creches ou por contato com um portador;* mesmo que não esteja com os sintomas da doença. Conter a transmissão em escolas e creches é mais difícil já que muitos objetos são compartilhados e crianças pequenas levam tudo à boca"";* explicoi Joselaine.

Por ser uma virose;* as indicações para prevenção é adotar bons hábitos de higiene;* como higienização das mãos;* de utensílios de uso pessoal e brinquedos com álcool gel ou água e sabão e evitar contato do bebê com pessoas que sabidamente estejam com a doença.

"

3150 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2024

R$ 2,00

.
UFM - 2025

R$ 113,34

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.