.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h

Assuntos Jurídicos - Quinta-feira, 04 de Abril de 2019

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

COMTUR começa elaborar projeto do Fundo Municipal de Turismo

COMTUR começa elaborar projeto do Fundo Municipal de Turismo


COMTUR começa elaborar projeto do Fundo Municipal de Turismo

O Conselho Municipal de Turismo (COMTUR);* em parceria com a Prefeitura;* através da Secretaria Municipal de Turismo;* realizou nesta segunda-feira a quarta reunião ordinária do ano.

A reunião foi iniciada pelo presidente do conselho;* Wagner Luques e pelo secretário municipal de Turismo;* Sidney Ferrér;* que explicaram aos conselheiros a mudança na composição do COMTUR.

Os trabalhos prosseguiram com discussões quanto à elaboração do Fundo Municipal de Turismo (FunTur);* mecanismo que possibilitará o COMTUR captar recursos para serem investidos no turismo local.

Um dos membros do conselho;* o secretário municipal de Cultura;* Renato Gonzalez elogiou a reunião e destacou o trabalho realizado pelo presidente do COMTUR;* Wagner Luques e a disposição do secretário Sidney Ferrér em realmente potencializar o turismo de Tupã.

“Fiquei muito feliz com o resultado dessa reunião;* que sem dúvida foi uma das mais produtivas que eu já participei até hoje. Por isso gostaria de parabenizar o prefeito Ricardo o vice Caio que nos dão todo apoio;* mas que também nos cobram resultados que possam melhorar a nossa cidade e vida da nossa população”;* elogiou.

Ele também parabenizou o trabalho que vem sendo realizado pelo secretário de Turismo;* que não tem poupado esforços para resgatar e fortalecer a temática indígena como a identidade turística de Tupã. “Essa questão da valorização da temática indígena fortalece o potencial turístico da nossa cidade;* mas também é uma forma de reconhecer e dar o devido valor aos índios;* que foram os primeiros habitantes destas terras”;* analisou.

O presidente do COMTUR;* Wagner Luques;* considerou que a lei do FunTur pode ajudar a revolucionar as questões do Turismo em Tupã;* criando dispositivos para recursos não só públicos;* mas também privados;* possam ser investidos no setor.

“É uma incoerência sermos há quase 16 anos Estância Turística e não termos uma Lei do FunTur regulamentada. O município só anda com a regulamentação de leis para que isso aconteça. Então o COMTUR;* preocupado com essa questão;* vem propor junto à Secretaria de Turismo;* a elaboração da Lei do FunTur;*que logo logo será encaminhado à Câmara Municipal. E eu acredito que os vereadores vão analisar isso com muita propriedade por que é necessário para que a gente desenvolva o turismo;* ações voltadas ao turismo com recursos. E para isso nós temos que propor leis que possam gerar esses recursos”;* afirmou.

Ele explicou também que durante a reunião a minuta do projeto de criação do Fundo do Turismo foi debatida;* sendo realizadas várias correções e melhorias no texto original.

Segundo Luques;* o objetivo é apresentar o texto ainda nesta semana para que seja analisado pelo setor jurídico a fim de que seja encaminhado à Câmara Municipal para que seja apreciado e votado o quanto antes pelos vereadores. “A Lei do FunTur é uma lei que realmente vai alavancar e muito as ações do Turismo na cidade por isso precisamos colocá-la em prática o quanto antes”;* concluiu.

Já o secretário municipal de Turismo;* Sidney Ferrér;* explicou que o objetivo do prefeito Ricardo Raymundo;* com o apoio do COMTUR e demais setores da sociedade é não só tornar o turismo em Tupã uma realidade;* mas primordialmente;* convencer a população a tupãense a acreditar no turismo como uma fonte de geração de desenvolvimento;* empregos e renda.

Ele também ressaltou a importância do COMTUR e a criação do FunTur para subsidiar as ações do conselho no fomento ao turismo. “Quando falamos da questão do Turismo aqui em Tupã todo mundo é muito cético;* e com certa razão. Nós temos um potencial turístico incrível;* mas ainda não sabemos como explorar isso. Mas ao contrário do que todos pensam;* existem vitórias importantes nesses 15 anos que somos Estância Turística. E uma das coisas importantíssimas que nós temos aqui e que não há em outras estâncias turísticas é um COMTUR atuante;* compromissado e persistente. Nós temos aqui em Tupã verdadeiros heróis que fazem parte do COMTUR e que durante esses 15 anos sobreviveram a várias gestões e enfrentaram as maiores e mais diversas adversidades;* como o Doutor Mário;* a dona Ivone e o próprio Wagner Luques. E graças a eles e tantos outros;* o COMTUR hoje é uma organização sólida. Mas para que o COMTUR possa realmente realizar as ações que ele julga prioritárias para o turismo é necessário que tenha independência financeira. E a criação e aplicação do FunTur são imprescindíveis para que isso venha acontecer”;* analisou.

Ferrér ressaltou ainda a necessidade de uma maior união não só entre todos os setores da prefeitura;* mas também envolvendo a iniciativa privada e a população em geral para que a cidade como um todo possa despertar a paixão pelo turismo.

“Minha principal função é unir as cabeças e tentar utilizar a minha expertise em marketing para fazer que todos possam voltar a acreditar no turismo como algo que pode;* sim;* ajudar a cidade a crescer e a se desenvolver. Muita gente fala que não temos potencial turístico aqui;* mas essas mesmas pessoas nunca visitaram os nossos atrativos e que são valorizados por quem é de fora. Precisamos valorizar o que temos e temos muito por fazer. Mas só vamos avançar de fato na questão do turismo se nós conseguimos reativar essa paixão pela nossa cidade e pelo turismo”;* concluiu Ferrér.

A próxima reunião do COMTUR será realizada no dia 6 de maio;* na Secretaria Municipal de Turismo;* que funciona junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico;* localizada na avenida Tapuias;* 907;* sala 08.

554 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2023

R$ 2,00

.
UFM - 2024

R$ 108,54

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.