.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h - 0800-773-1600

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Educação - Quarta-feira, 22 de Maio de 2019

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Cozinha piloto prepara 11 mil refeições diariamente

Cozinha piloto prepara 11 mil refeições diariamente


Cozinha piloto prepara 11 mil refeições diariamente

A Secretaria da Educação da Prefeitura de Tupã mantém a Cozinha Piloto que prepara e entrega diariamente 11 mil refeições para escolas municipais;* estaduais e de período integral do município.

A cozinha possui 31 funcionários;* sendo três na área administrativa;* dois nutricionistas;* três motoristas;* três ajudantes de motorista;* dois padeiros;* dois auxiliares de atividades gerais na limpeza interna;* dois na limpeza externa;* três no pré preparo de verduras e legumes e 11 na produção das refeições.

A Coordenadora da Cozinha Piloto;* Patrícia Simões;* destaca sobre o funcionamento. “Oferecemos dois tipos de serviços;* o centralizado que é o preparo das refeições na própria Cozinha Piloto e a distribuição para as unidades escolares;* escola de segundo turno e o projeto pequerrucho (Fepasa). Já o serviço descentralizado foca nas Creches e Escolas dos Distritos de Parnaso;* Universo e Varpa dos quais recebem os cardápios e os alimentos da Cozinha Piloto e produzem suas próprias refeições de acordo com cardápio”;* disse.

O Prefeito Ricardo Raymundo;* falou sobre a importância da cozinha piloto. “A cozinha piloto é exemplo e modelo quando se fala em boas práticas no trato dos alimentos e cumprimento da legislação específica;* relacionada à forma de escolha;* recebimento;* armazenamento;* preparo e distribuição das refeições;* além da higiene;* limpeza e infraestrutura. É um excelente projeto”;* falou.

Agricultura Familiar

Todos os produtos utilizados na produção da merenda saem das pequenas propriedades rurais do município;* através da ABT – Associação dos Bananicultores de Tupã.

O Presidente da entidade Fábio Rapussi;* tem garantido que os agricultores entreguem uma alimentação de qualidade. “Somos uma associação com 54 associados que produzem agricultura familiar que participam dos programas governamentais para destinar produtos à merenda escolar”;* disse.

Fábio fala ainda sobre a geração de emprego e renda;* tanto no campo quanto na cidade. “É uma cadeia produtiva muito forte por sermos pequenos”;* finalizou o presidente.

Fundada em 2004;* a Associação dos Bananicultores de Tupã é uma entidade sem fins lucrativos;* que visa à prestação de serviços como forma de contribuir para a utilização racional dos recursos naturais renováveis;* fomentando e racionalizando as atividades agropecuárias e a defesa das atividades econômicas;* sociais e culturais de seus associados.

Vale destacar que os alimentos são todos comprados mediante processo licitatório. Os hortifrutis são comprados através de chamada pública que temos que investir 30% da verba no Programa Nacional de Alimentação Escolar e são comprados de produtores do município através da Associação dos Bananicultores. Os alimentos chegam a Cozinha Piloto sadios e frescos.

A Cozinha Piloto

As refeições têm como objetivo atender as necessidades nutricionais dos alunos durante a permanência em sala de aula;* contribuindo para o crescimento;* o desenvolvimento;* a aprendizagem e o rendimento escolar;* assim como a formação de hábitos saudáveis.

A Cozinha Piloto também atende os alunos com necessidades nutricionais especiais;* também tem um profissional Nutricionista que visita com frequência as escolas e creches para verificar de perto as necessidades dessas unidades. Também é feito anualmente um treinamento com todos os funcionários das unidades escolares;* creches e Cozinha Piloto para um maior cuidado desde o recebimento dos alimentos;* armazenamento;* preparo e distribuição.

Precaução

Todas as escolas mantêm parte da merenda servida em embalagens plásticas específicas por 72 horas;* para que em caso de eventuais intoxicações alimentares nos alunos;* possam ser periciados.

417 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2024

R$ 2,00

.
UFM - 2025

R$ 113,34

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.