Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
“Censo Canino” já visitou mais de 220 casas e realizou 74 coletas
A Prefeitura de Tupã;* por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ);* iniciou nesta segunda-feira (10) os trabalhos do “Censo Canino” em diversos bairros da cidade.
As equipes da Saúde estão realizando a coleta de sangue nos animais;* casa a casa;* em todas as regiões. O Censo Canino tem por objetivo a contabilização dos animais residentes em domicílios;* além da detecção precoce da leishmaniose e redução da incidência da doença.
Neste primeiro momento;* as ações estão sendo realizadas na região do Jardim Aritana e proximidades. Já a próxima etapa acontecerá na Zona Sul;* abrangendo os bairros da Vila Santa Rita de Cássia;* Jardim Guanabara e Vila Indústria;* e posteriormente o Jardim Paulista;* Parque Universitário e região.
De acordo com o Centro de Zoonoses;* após atender esses bairros;* será feito um levantamento para definir as próximas áreas da cidade que receberão o Censo Canino.
De acordo com Robson Luis;* responsável pelo Centro de Controle de Zoonoses de Tupã;* até o momento 221 casas foram visitadas e 74 coletas foram realizadas neste censo. “A nossa meta é coletar amostras de 1.200 animais. Além de possibilitar um controle mais efetivo sobre a leishmaniose;* o Censo Canino também nos ajudará a atualizar o número da população canina em Tupã;* contribuindo para a elaboração de políticas eficazes de vigilância e combate à zoonoses”;* explicou.
Ele informou também que neste ano Tupã já foram detectados 105 animais com leishmaniose na demanda espontânea;* que é quando as pessoas ligam na Secretaria de Saúde para solicitar que os agentes se dirijam até sua residência para fazer o diagnóstico da leishmaniose com exame e sorologia especifica. “Além disso;* nós temos três casos de leishmaniose positivos em seres humanos;* sendo que um infelizmente evoluiu para óbito”;* informou.
Robson pede ainda para que a população colabore permitindo o acesso das equipes nas residências para garantir a eficácia do trabalho. “Pedimos para os moradores ficarem tranquilos em relação aos agentes;* pois todos estão devidamente identificados com crachás e supervisores”;* esclareceu.
Ainda segundo o responsável do CCZ;* além do trabalho dos funcionários da CCZ;* toda a população deve fazer sua parte limpando os quintais;* não deixando matéria orgânica para que os mosquitos não se proliferem.
Mais informações sobre o Censo Canino 2019 podem ser obtidas pelo telefone (14) 3404-2200 ou ainda se dirigindo à Secretaria Municipal de Saúde;* que fica na rua Paiaquás 370;* centro.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 113,34
.
.