Prefeitura e vereadores continuam entregas de mudas de citronela para alunos
Prefeitura e vereadores continuam entregas de mudas de citronela para alunos
"
Secretaria Municipal de Agricultura também está distribuindo sementes de Crotalaria
A secretaria municipal de Agricultura continua o roteiro de visitas nas escolas do município. Os alunos da Emef Odinir Magnani participaram de uma palestra sobre os benefícios da citronela para o combate ao Aedes Aegypti;* mosquito transmissor da dengue. Cada aluno ainda ganhou ao final uma muda da planta. A ação faz parte do projeto Plantando Citronela e combatendo a Dengue que a Prefeitura de Tupã;* através do secretário Municipal de Agricultura;* Alécio Morandi e dos vereadores Valter Moreno e Josias Gomes “Mangolo” vêm desenvolvendo;* com o objetivo de intensificar as ações de combate a doença.
A ideia foi adotada como uma forma de controle do mosquito e também como forma de conscientização dos estudantes através das palestras de orientação sobre o mosquito;* e também o ensino de medidas simples que vão além de deixar recipiente e vasos secos;* como o plantio da citronela.
A medida é a distribuição de mudas de citronela aos alunos da rede municipal e estadual para plantar nas escolas e em suas casas;* diminuindo assim os casos da doença. A iniciativa funciona como uma medida preventiva. A citronela não mata o mosquito;* mas o odor que é exalado repele o Aedes Aegypti em um raio de 50 metros.
O secretário de Agricultura;* Alécio Morandi;* ressaltou acreditar que os resultados sejam satisfatórios;* mas que;* no entanto;* a citronela é só mais uma forma de se agregar no combate à dengue. “A população deve continuar nas ações que já vêm sendo realizadas. Toda forma de combate ao mosquito é válida"";* disse Alécio.
A secretaria da agricultura também está distribuindo sementes de Crotalaria para a população. Alécio explica que a planta vai atrair os mosquitos e a libélula vem para predá-lo. “E se estiver próximo da água;* as larvas da libélula também vão predar as larvas do Aedes Aegypti;* é mais uma forma de prevenção ao avanço do mosquisto”;* contou.
A Secretaria de Saúde chegou a notificar mais de 1.800 casos positivos da doença este ano no município. Mas com as ações de combate e prevenção que estão sendo realizadas;* atualmente o número da doença na cidade é de 18 casos positivos. Houve uma queda acentuada no número. “O alerta continua e é por isso que vamos permanecer com estas ações”;* concluiu.