Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
9 de julho foi celebrado com várias homenagens
Na manhã da última terça-feira (9) a Prefeitura de Tupã;* por meio da Secretaria Municipal de Cultura; com o apoio do Corpo de Bombeiros;* Tiro de Guerra e Polícia Militar;* realizou a celebração do 9 de Julho – Dia da Revolução Constitucionalista de 1932 e Dia do Soldado Constitucionalista. O evento contou com homenagens e entregas de láureas.
O evento contou com a presença dos vereadores Pr. Eliézer de Carvalho;* Charles dos Passos;* Antônio Carlos Meireles;* Augusto Fresneda Torres; com os secretários José Vinagre (Agricultura e Meio Ambiente);* Patrícia Fernandes (Assistência Social);* Duda Gimenez (Cultura e Turismo);* Eduardo Edamitsu (Desenvolvimento Econômico e Comércio Exterior);* Prof. Valdir Berti (Educação);* Marco Pinheiro (Esporte);* Wilson Quiles (Finanças);* César de Faria (Governo);* João José (Assuntos Jurídicos);* Valentim Bigeschi (Planejamento;* Obras e Trânsito);* Lucas Hatano (Relações Institucionais);* Laércio Garcia (Saúde); e familiares dos combatentes e com a apresentação da Orquestra Municipal “Maestro Júlio de Castro”.
Durante o evento;* foi entregue a Moção de Congratulações nº 35/2019 de autoria do vereador Augusto Fresneda Torres;* à 2ª Companhia da Polícia Militar por ter desempenhado as missões a ela atribuídas com notável responsabilidade e profissionalismo no ano de 2018; nº 215 e 216 /2019;* de autoria do mesmo vereador;* congratulando os policiais militares Rodrigo Cesar de Oliveira e Marcos Rogério Moreno;* pela promoção a Graduação de Cabo da Polícia Militar e 1º Sargento da Polícia Militar respectivamente. Foram entregues também láureas de mérito pessoal para alguns policiais que se destacaram.
O tenente Cristiano Butarelli;* comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar de Tupã e um dos organizadores do evento;* ressaltou a alegria em poder realizar o evento em comemoração ao 9 de Julho;* contando com o apoio da prefeitura. Ele ressaltou também que a revolução é uma inspiração para tornar o país melhor.
O sargento Juarez da Silva;* chefe de instrução do Tiro de Guerra de Tupã;* destacou que a data não pode ser esquecida;* e comentou que é um grande prazer poder participar e apoiar a realização do evento.
Em seguida o vereador Charles dos Passos destacou que a manutenção da memória do país é fundamental para promover um bom futuro. Ele também comentou que Tupã está fazendo sua parte comemorando a data;* homenageando os combatentes tupãenses e concluiu parabenizando a organização do evento.
O presidente da Câmara Municipal;* vereador Pastor Eliézer;* enfatizou que essa data não poderia passar em branco;* uma vez que os combatentes morreram em luta pela democracia;* marcando fortemente a história de nosso país.
O secretário de Desenvolvimento Municipal Econômico e Comércio Exterior;* Eduardo “Shigueru” Edamitsu;* lembrou que é muito importante a prefeitura apoiar eventos como este;* pois a partir do conhecimento do passado é possível evoluir e promover um futuro melhor.
O secretário municipal de Cultura;* Duda Gimenez;* agradeceu o apoio da prefeitura e também das corporações para que o evento fosse realizado. “Agradeço à Prefeitura de Tupã pelo apoio e atenção demonstrados para com este evento; também agradeço ao Tiro de Guerra;* Polícia Militar;* Corpo de Bombeiros pelo apoio e os parabenizo pelas homenagens”;* agradeceu.
O prefeito Caio Aoqui destacou a importância de manter vivas as tradições e celebrações que fazem parte de nosso município e convidou a população para participar de eventos tradicionais e conhecer a história de Tupã;* bem como suas tradições.
“Essa é um data importantíssima para nós;* estamos aqui para homenagear a memória de nossos combatentes de 1932 e lembrar;* com orgulho;* o papel fundamental que esses tupãenses tiveram para a história do estado de São Paulo e para o Brasil”;* concluiu.
Revolução Constitucionalista de 1932
A Revolução Constitucionalista de 1932;* ou Revolução de 1932 ou ainda Guerra Paulista;* foi um movimento armado que aconteceu em 1932 no estado de São Paulo;* entre os meses de julho e outubro;* que visava derrubar o governo provisório de Getúlio Vargas e convocar uma Assembleia Nacional Constituinte.
O estado de São Paulo lutou praticamente sozinho contra o regime provisório de Vargas. Getúlio conseguiu apoio de alguns estados e conseguiu a vitória armada;* enviando representantes do movimento contra o regime para o exílio em Portugal. O saldo final foi muitas mortes para ambos os lados do conflito;* porém em 1933 houve a Assembleia Nacional Constituinte e em 1934 foi concluída a constituição.
Por conta do estado de São Paulo lutar sem muitos aliados;* o feriado é predominante no estado;* e como Tupã teve ex-combatentes na Revolução;* anualmente é feita a homenagem a eles. Segundo a Gerente Geral do Museu Índia Vanuíre;* Tamimi Borsatto;* no total;* foram 87 dias de combates (de 9 de julho a 4 de outubro de 1932 - sendo o último dois dias depois da rendição paulista). “Tivemos um saldo oficial de 934 mortos;* embora estimativas não oficiais reportem até 2.200 mortos;* sendo que numerosas cidades do interior do estado de São Paulo sofreram danos devido aos combates”.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 113,34
.
.