Prefeitura e população reverenciam 33 anos da morte do fundador de Tupã
Prefeitura e população reverenciam 33 anos da morte do fundador de Tupã
Arvores e plantas nativas também foram plantadas no solar em comemoração ao dia da árvore
Na manhã de sexta-feira;* munícipes;* professores e alunos estiveram presentes no espaço Solar em uma homenagem aos 33 anos de falecimento de Luiz de Souza Leão;* fundador de Tupã. Alunos da Escola Estadual Souza Leão fizeram apresentações de com a banda de fanfarra durante a cerimônia.
A cerimônia foi acompanhada pelo vice-prefeito Thiago Santos;* secretários municipais e diretores das secretarias;* os vereadores Danilo Aguilar e Ricardo Raymundo. A neta de Souza Leão também estava presente. Ainda compareceram a solenidade a gerente do museu Índia Vanuire;* Tamimi Borsatto;* atiradores do Tiro de Guerra;* comandados pelo subtenente Flávio Silva.
A neta de Luiz de Souza Leão;* Milene Souza Leão Rodrigues;* agradeceu a lembrança que Tupã realiza todos os anos a memória de seu avô. “Estou muito honrada em estar aqui homenageando meu avô. Ele era uma pessoa íntegra;* que veio de outro Estado;* para mostrar que tudo é possível”. Em seguida o vice-prefeito;* Thiago Santos junto com Milene colocaram um ramalhete de flores no mausoléu de Souza Leão.
O vice-prefeito;* representando o prefeito Manoel Gaspar que estava cumprindo agenda oficial em São Paulo;* falou que Souza Leão conseguiu tirar da crise uma oportunidade;* quando fundou o município. “Cabe a nós preservar a história;* o ato contínuo de relembrar os feitos de quem construiu nossa cidade é importante principalmente aos jovens;* para que eles entendam que a liberdade que nós temos hoje;* se deve a alguém que ajudou a escrever a história”;* ressaltou Thiago.
Dando sequência;* o vice-prefeito;* juntamente com alunos das escolas Souza Leão e Índia Vanuíre plantaram mudas de árvores nativas;* em comemoração ao dia da árvore.Participaram destas homenagens os secretários Charles dos Passos;* de Cultura e Renan Pontelli;* de Meio Amnbiente.
O FUNDADOR
Luiz de Souza Leão nasceu no Estado de Pernambuco em 16 de março de 1901;* filho de Antônio de Souza Leão;* netos dos barões de Morenos e do comendador Perminio da Paula Mesquita e Elvira Moraes de Paula Mesquita;* cresceu no engenho Morenos;* situado no município de Morenos;* a 30 quilômetros de Recife. O fundador de Tupã descende de uma das famílias mais antigas de Pernambuco;* a Souza Leão;* sendo tetraneto de Antonio de Moraes e Silva;* que fez o dicionário Moraes da língua portuguesa e tetraneto de Gervásio Fiovarantti Pires Ferreira;* um dos heróis da revolução pernambucana. Fez o curso primário e secundário no Ginásio Aires Gama;* de Pernambuco.
Trabalhou no engenho de seus pais;* na cultura de cana-de-açúcar e na criação de gado. Vindo a São Paulo em março de 1923;* tomou contato com terra paulista. Tornou-se proprietário de terras;* no município de Cafelândia. Daí por diante;* tornou-se grande agricultor e pecuarista. Como diretor da Empresa de Terras São Paulo-Rio;* com sede no Rio de Janeiro;* familiarizou-se com os negócios de loteamentos de terras.
Assim nasceu a ideia de criar uma cidade no interior do Estado de São Paulo. Acontecimento marcante da fundação de Tupã ocorreu na cidade de Marília (ex-Alto Cafezal);* onde visionários como Luiz de Souza Leão;* coronel João Ribeiro do Val e Eurípedes Soares da Rocha constituíram a Empresa Melhoramentos da Alta paulista;* adquiriram 100 alqueires de terra entre os rios Peixe e Aguapeí (Feio) e;* justamente no espigão divisor dessas bacias hidrográficas;* abriram loteamento para a formação daquilo que viria ser a cidade de Tupã.
Luiz de Souza Leão morreu em 21 de setembro de 1980;* sendo sepultado no jardim do próprio Solar;* onde hoje se encontra o mausoléu. A residência do fundador;* foi construída em 1933 e foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico;* Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo;* sendo considerado patrimônio histórico cultural estadual.