.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h - 0800-773-1600

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Saúde - Sexta-feira, 02 de Agosto de 2019

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Prefeitura intensifica medidas para a prevenção do Sarampo

Prefeitura intensifica medidas para a prevenção do Sarampo


Prefeitura intensifica medidas para a prevenção do Sarampo

Mesmo que a cidade não tenha nenhuma suspeita ou confirmação de sarampo;* a Prefeitura de Tupã está intensificando as ações para prevenção da doença. Na quarta-feira (31);* o Setor de Vigilância Epidemiológica realizou uma reunião com as enfermeiras das Unidades de Saúde (UBS) para orientá-las sobre o cenário da enfermidade no Brasil.

Segundo a enfermeira do setor de Vigilância em Saúde;* Joselaine Pio Rocha;* graças às ações preventivas da prefeitura;* Tupã não é considerado uma área de risco pela Secretaria de Estado de Saúde.

“Em Tupã não tivemos nenhum caso suspeito ou confirmado;* mas alguns tupãenses tiveram contato com pessoas suspeitas de sarampo residentes de Marília. Mediante isso;* nós realizamos a reunião com as enfermeiras para disseminar a informação sobre os cuidados necessários e a condução de um caso suspeito”;* informou.

Ela também explicou os procedimentos adotados para atender paciente diagnosticado com a suspeita da doença. “Quando um paciente tem suspeita de sarampo;* emitimos uma notificação para a Vigilância Epidemiológica realizar um bloqueio vacinal;* onde todas as pessoas que tiveram contato com esse paciente receberão a dose da vacina. Feito isso a regional também analisará o caso para confirmar a suspeita. Por fim;* o paciente realiza a coleta de sangue;* que será encaminhada ao Instituto Adolfo Lutz para a confirmação do resultado”;* disse.

Joselaine acrescentou que a sociedade precisa se prevenir contra a doença;* pois a mesma pode desenvolver serias complicações respiratórias e neurológicas;* levando até à morte. “Participar não é apenas ter a idade certa e se vacinar;* as pessoas precisam alertar amigos e parentes sobre o problema para que se eles também tomem a vacina. Sarampo não é gripe e a doença pode matar”;* frisou.

O ponto central da discussão;* segundo a enfermeira;* é que a vacina é totalmente segura e eficaz contra a doença. Ela ressaltou também que a vacinação pode ser realizada em todas as unidades de saúde do município. “Nossas medidas são principalmente para a prevenção da população. Todas as unidades estão realizando a atualização das carteiras de vacina em relação a tríplice viral. Cabe ressaltar que nós estaremos no Resolve Já;* no dia 17 de agosto;* com um ponto estratégico;* onde as pessoas que tiverem dúvida a respeito da vacinação podem conferir sua carteirinha e se prevenir”;* finalizou.

Sarampo

A doença é viral;* infecciosa aguda;* potencialmente grave;* transmissível;* extremamente contagiosa e bastante comum na infância. Os principais sintomas são febre alta (acima de 38;*5°C);* dor de cabeça;* manchas vermelhas (surgem primeiro no rosto e atrás das orelhas e em seguida se espalham pelo corpo);* tosse;* coriza;* conjuntivite e entre outros. O modo de transmissão ocorre de forma direta;* por meio de secreções expelidas ao tossir;* espirrar;* falar ou respirar. Por isso;* a elevada contagiosidade da doença.

340 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2024

R$ 2,00

.
UFM - 2025

R$ 113,34

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.