.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h - 0800-773-1600

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Saúde - Segunda-feira, 19 de Agosto de 2019

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Prefeitura alerta para atualização de vacina contra o sarampo

Prefeitura alerta para atualização de vacina contra o sarampo


Prefeitura alerta para atualização de vacina contra o sarampo

A Prefeitura de Tupã está checando a carteira de vacina de todos os moradores e trabalhadores do município;* oferecendo vacinação para aqueles que não estiverem em dia com a vacina tríplice viral;* que protege contra o sarampo;* rubéola e caxumba.

Segundo a enfermeira do setor de Vigilância em Saúde;* Joselaine Pio Rocha;* a vacina é indicada para crianças e adultos que ainda não completaram o esquema vacinal. “A vacina é indicada para crianças a partir de um ano e adultos que não foram vacinados na infância e necessitam atualizar a carteira de vacinação”;* disse.

Para quem não sabe;* no esquema vacinal vigente;* o munícipe deve tomar duas doses para a prevenção da doença. A enfermeira explicou que uma dose é a vacina tríplice viral tomada ao 1 ano de idade;* e a outra;* chamada tetra viral deve ser tomada com 1 ano e 3 meses.

“Quem não completou este esquema vacinal quando criança;* precisa atualizar a carteira de vacinação. Adolescentes e adultos;* entre 1 a 29 anos precisam ter tomado durante a vida duas doses da vacina. Adultos;* dos 30 aos 49;* precisam ter tomado no mínimo uma dose do tríplice viral”;* explicou.

Joselaine também destacou que a vacina é a única maneira efetiva de prevenir a doença. Ela também ressaltou que a população deve se manter atenta à carteira de vacinação;* pois doenças como o sarampo;* caxumba e a rubéola haviam sido erradicadas do Brasil;* e agora existem diversos casos espalhados pelo país.

“A falta de vacinação;* principalmente em crianças;* é um fator determinante para a reintrodução do vírus do sarampo no Brasil. Tupã segue sem nenhum caso confirmado da doença;* mas todos precisam buscar a imunização para que continue sem nenhum caso”;* afirmou.

A enfermeira ainda alertou que os principais sintomas do sarampo é a febre e as manchas vermelhas pelo corpo. Em caso de suspeita;* a Vigilância Epidemiológica de Tupã atua realizando o bloqueio e a vacinação das pessoas que tiveram contato com o paciente e não estão imunizadas.

“Desde o começo do ano;* cerca de 1.755 munícipes se imunizaram contra tríplice viral;* o que é muito importante para manter longe quaisquer doenças que venham atrapalhar a segurança e o bem-estar da população”;* destacou.

O secretário municipal de Saúde;* Laércio Garcia;* ressaltou que o município segue sem nenhum caso de sarampo confirmado e;* por isso;* a população deve manter a carteira de vacinação em dia. Ele também disse que a falta de vacina não coloca apenas a própria saúde em risco;* mas a de toda a população.

“As vacinas são essenciais para o fortalecimento do nosso sistema imunológico;* sendo a maneira de se proteger de uma variedade de doenças e suas complicações;* estimulando o organismo a produzir anticorpos contra bactérias e vírus que colocam a nossa vida em risco”;* frisou.

Laércio acrescentou que todas as Unidades Básicas de Saúde estão munidas com a vacina tríplice viral para atender a demanda da população. “Somos comprometidos com a saúde da população;* por isso promovemos diversas ações para orientar os tupãenses sobre os perigos da falta de vacina. Lembrem-se sempre;* a prevenção é a melhor forma de combater uma doença”;* concluiu

382 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2024

R$ 2,00

.
UFM - 2025

R$ 113,34

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.