.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h - 0800-773-1600

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Educação - Quarta-feira, 18 de Setembro de 2019

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Prefeitura realizará homenagem a Luiz de Souza Leão na segunda

Prefeitura realizará homenagem a Luiz de Souza Leão na segunda


Prefeitura realizará homenagem a Luiz de Souza Leão na segunda

"

A Prefeitura de Tupã;* através da Secretaria Municipal de Cultura;* realizará na próxima segunda-feira (23);* a tradicional homenagem póstuma ao fundador da cidade;* Luiz de Souza Leão. A solenidade;* que acontece no Solar;* a partir das 9 horas;* será aberta pelos músicos da Banda Marcial “Maestro Antônio Boschin” com apresentações temáticas e repertórios selecionados para o dia.

A solenidade também contará com a presença de alunos da escola estadual “Luiz de Souza Leão"";* autoridades municipais;* representantes do Tiro de Guerra;* além de familiares do fundador e da gerente-geral do Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre;* Tamimi Borsato.

Tamimi destacou a importância da homenagem em memória do fundador da cidade. “A homenagem simboliza o dia da morte de Luiz de Souza Leão sendo este também o mês da árvore. Como Luiz era um amante da flora;* o que vemos em seu Solar;* estaremos fazendo um plantio de árvores no jardim do Solar”;* explicou.

Ela ressaltou ainda o orgulho de ajudar a manter viva a figura do fundador de Tupã e preservar a história da cidade. “A preocupação dele era deixar a historia de Tupã em livros e em nossa mente;* e;* sem dúvidas ele conseguiu. Ele ‘plantou o museu’;* com o objetivo de deixar nossa historia em um local apropriado para guardar e zelar;* além disso;* também deixou sua própria casa para que a história não morresse e continuasse através de seus filhos e familiares”;* completou.

O secretário municipal de Cultura;* Duda Gimenez;* convidou a todos para a solenidade e lembrou que Souza Leão sempre valorizou a cultura e história;* chegando;* inclusive;* a doar o Solar;* que foi sua residência;* para o município. “Luiz foi um defensor da cultura e da história do nosso município;* e teve como objetivo manter esse legado da cidade para eternizar a história através de prédios;* livros e histórias”;* comentou Duda.

Já o prefeito Caio Aoqui destacou que a homenagem deve ser prestigiada por todos;* e salientou a dedicação de Luiz de Souza Leão. “Reconhecer nossa história e saber de onde viemos é o primeiro passo para um futuro cada vez mais próspero. Convido a todos para participar e prestigiar este momento tão especial para nós tupãenses. Gostaria de parabenizar também a equipe do Solar;* que anualmente recepcionam e proporcionam momentos de reflexão e conhecimento sobre a história e o fundador da nossa cidade”;* convidou.

Para mais informações sobre o Solar Luiz de Souza Leão e demais atividades da Secretaria Municipal de Cultura;* basta se dirigir até a sede;* localizada na Avenida Tamoios nº 1685 ou ainda pelo telefone (14) 3491-3015.

Luíz de Souza Leão e Solar Souza Leão

O Solar Luiz de Souza Leão é um dos locais históricos mantidos pela Prefeitura de Tupã;* e gerenciado através da Secretaria Municipal de Cultura. O local;* residência do fundador da cidade;* Luiz de Souza Leão;* foi construído em 1935;* e está situado entre as ruas Caingangs;* Coroados;* Guaianazes e Guaranis.

Em 18 de julho de 1972;* foi publicado no Diário Oficial o tombamento do prédio;* que desde 1964 havia sido solicitado por Luiz de Souza Leão;* e com a morte dele o Solar seria doado à prefeitura;* tombado e sediaria o Museu Índia Vanuíre.

Um dos sonhos do fundador era a entrega do Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre em vida. Outro sonho era que fosse enterrado no quintal de sua casa (Solar);* e esse desejo foi realizado. Muitos acreditam que Luiz de Souza Leão está sepultado de pé;* mas essa é apenas uma das muitas histórias que envolvem o fundador da cidade;* que na realidade está enterrado deitado no Solar.

Vale destacar que o museu foi inaugurado na manhã do dia 21 de setembro de 1980;* e no mesmo dia;* durante a tarde;* foi dada a notícia do falecimento do fundador da cidade;* aos 79 anos. Além disso;* é importante lembrar que ele morou no Solar até seu falecimento.

"

582 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2024

R$ 2,00

.
UFM - 2025

R$ 113,34

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.