.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h - 0800-773-1600

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Administração - Quarta-feira, 25 de Setembro de 2019

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Prefeitura firma convênio para implantação de fossas sépticas biodigestoras

Prefeitura firma convênio para implantação de fossas sépticas biodigestoras


Prefeitura firma convênio para implantação de fossas sépticas biodigestoras

O prefeito Caio Aoqui assinou nesta segunda-feira (23);* um convênio com o Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO);* que contempla o município com 190.462;*29 reais para a implantação do sistema de saneamento rural;* através da instalação de 41 fossas sépticas biodigestoras.

O investimento será de 200.577.23 reais;* com o firmamento do convênio;* a Prefeitura de Tupã dará em contrapartida apenas 5;*1%;* totalizando 10.229;*44 reais. A tecnologia integra ações que visam universalizar o saneamento na área rural do município.

De acordo com o engenheiro ambiental;* Guilherme Eduardo Destro;* a fossa séptica biodigestora é uma tecnologia de baixo custo;* simplicidade e eficiência;* que beneficiará o meio ambiente e a saúde da população rural.

“É um sistema simples;* onde o esgoto é lançado dentro de um conjunto de três caixas d’água ligadas uma à outra. Então;* o esgotamento passa a ser tratado pelo processo de biodigestão;* reduzindo os agentes biológicos perigosos para a saúde humana e que posteriormente;* os resíduos servirão como fertilizante para adubar árvores;* milho;* capim;* entre outros”;* explicou.

Guilherme também destacou que o tempo de biodigestão do sistema varia de acordo com a temperatura e a quantidade de pessoas que utilizam a fossa séptica.

“Com vários moradores utilizando as fossas será possível reduzir o contato de resíduos poluentes com o meio ambiente. A natureza ganha com a diminuição da poluição em solos;* córregos e rios. Já os moradores terão a melhoria da qualidade de vida no campo. Por isso;* está conquista é tão importante para o nosso município”;* informou.

O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente;* José Rodrigues – “Zé Vinagre”;* salientou que o projeto visa fornecer o material e serviço de instalação para a implantação das fossas sépticas biodigestoras aos produtores rurais do município que ainda possuem uma solução adequada para a destinação de esgoto em suas propriedades.

“Iremos implantar o serviço e o proprietário ficará responsável pela manutenção e cuidados necessários para o funcionamento adequado das fossas sépticas. Nós forneceremos as orientações necessárias para a execução da manutenção”;* disse.

Zé Vinagre acrescentou que para receber o serviço;* os produtores rurais interessados devem buscar a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente;* localizada na rua Francisco Budaibes;* nº 101.

“O período de inscrições será de 30 de setembro à 29 de novembro. Para o cadastramento é necessário que o produtor vá até a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente;* munido com a matrícula/escritura atualizada na propriedade;* RG e CPF do proprietário;* cópia do Comprovante do Cadastro Ambiental Rural (CAR);* cópia do Imposto Territorial Rural da Propriedade (ITR);* cópia da Certidão de Cadastro do Imóvel Rural (CCIR)”;* informou.

Já o prefeito Caio Aoqui;* ressaltou que a implantação de fossas sépticas biodigestoras terá um impacto positivo no meio ambiente;* pois se trata de uma tecnologia de baixo custo e fácil implementação;* que também vai melhorar as condições sanitárias do cidadão rural.

“É fundamental melhorar a qualidade de vida das pessoas através de estratégias de implantação de tecnologias que contemplem também o meio ambiente;* por meio da sustentabilidade e reutilização de recursos. Com a instalação das fossas sépticas biodigestoras;* a população rural terá acesso a um saneamento de maior qualidade”;* destacou.

O chefe do Executivo acrescentou que além dos diversos benefícios para a população e meio ambiente;* com a iniciativa a Administração Municipal poderá diagnosticar a situação das propriedades rurais no município.

“O firmamento do convênio é importante para o êxito das ações de adequação do saneamento nas áreas rurais. Além disso;* a ação possibilitará o reconhecimento das necessidades desta parcela da população de forma que teremos um panorama para desenvolver futuras políticas;* programas e projetos voltados para as questões rurais”;* concluiu.

486 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2024

R$ 2,00

.
UFM - 2025

R$ 113,34

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.