Meio Ambiente - Segunda-feira, 14 de Outubro de 2019

Frente de Trabalho conta com 171 candidatos inscritos

Cerca de 171 pessoas se inscreveram no programa Frente de Trabalho, oferecido pelo Governo de São Paulo. As inscrições foram recebidas nesta semana e centenas de pessoas compareceram ao Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), entre os dias 7 e 9 de outubro.

De acordo com chefe de setor do PAT e coordenadora do programa Frente do Trabalho,MarleneStefani, o posto recebeu mais de 200 visitas nos últimos dias. “Entre segunda e quarta-feira, aproximadamente 250 pessoas passaram pelo PAT buscando uma oportunidade no Frente de Trabalho, entretanto, dispensamos 81 pessoas que não atendiam aos pré-requisitos do programa”, explicou.

Ela também informou que serão selecionados 25 dos 171 inscritos. “A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo receberá as inscrições nos próximos dias, e depois irão nos informar a lista dos selecionados para participarem do programa”, disse.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Comércio Exterior, Eduardo “Shigueru” Edamitsu, destacou que o programa oferece ao morador de Tupã desempregado há pelo menos um ano a oportunidade de trabalhar no serviço público por nove meses. “Neste período, o beneficiário receberá a bolsa-auxílio mensal de R$ 210, além de R$ 86 em cesta básica e um curso para qualificação profissional com 150 horas”, disse.

Shigueru também agradeceu ao Governo Estadual por implantar o programa no município. “Gostaria de agradecer a secretária estadual de Desenvolvimento Econômico PatriciaEllen da Silva por prontamente nos atender e firmar esse convenio para a implantação deste programa no município, que com certeza contribuirá para o nosso progresso econômico”, agradeceu.

Representando o Legislativo, o vereador Israel Velloso da Silva Neto – “Tutu”, que por meio da indicação 596/2019 solicitou a implantação do programa pelo Governo Estadual e Municipal, salientou a importância da vinda do programa para a cidade. “A qualificação profissional é essencial para proporcionar oportunidades de progresso aos munícipes que mais necessitam. Portanto, a vinda do programa Frente de Trabalho é uma forma de proporcionarmos políticas públicas para a capacitação de pessoas em situação de vulnerabilidade”, enfatizou.

Já o prefeito Caio Aoqui destacou que o programa é destinado a pessoas em situação de desemprego e vulnerabilidade social. Ele acrescentou que a qualificação profissional é um diferencial para os selecionados.

“O curso oferecerá aos participantes do programa a qualificação profissional, de forma que quando o período do Frente de Trabalho se encerrar, eles possam buscar emprego na área e consigam se reestruturar financeiramente e socialmente. Esta iniciativa do Governo Estadual é uma forma fundamental de oferecer oportunidades aos que mais necessitam”, concluiu.

Frente de Trabalho

A Prefeitura de Tupã firmou o convênio com o governo Estadual para a implantação do Frente de Trabalho no município no início de setembro. O programa integraum conjunto de ações voltadas à geração e manutenção de empregos no território paulista, que visa proporcionar qualificação profissional e renda para cidadãos desempregados e em situação de alta vulnerabilidade social.