.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h - 0800-773-1600

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Obras e Planejamento - Terça-feira, 01 de Outubro de 2013

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Biblioteca Municipal Professor Tobias Rodrigues Ganha Espaço de Educação Ambiental

Biblioteca Municipal Professor Tobias Rodrigues Ganha Espaço de Educação Ambiental


A Prefeitura da Estância Turística de Tupã através das Secretarias municipais de Meio ambiente e cultura desenvolveram um espaço novo na Biblioteca Municipal Professor Tobias Rodrigues, trata-se do espaço de educação ambiental municipal, onde se encontram livros doados pela secretaria do meio ambiente, e um mobiliário todo desenvolvido artesanalmente para o aconchego dos pequenos leitores.

Este espaço denominado Eco Biblioteca Infantil faz parte do Programa Município Verde Azul, tem por objetivo, a preservação e educação ambiental dos pequeninos.

Segundo o Prefeito Manoel Gaspar, a questão ambiental hoje está presente no cotidiano das pessoas e instituições. “Por isso aprovamos essa iniciativas das secretarias neste sentido de conscientizar as crianças, mas queremos ainda mais, precisamos avançar mais, com ações que melhorem sempre a qualidade de vida na cidade e a melhor forma é educando os pequenos de hoje, pois como sabemos , são eles o nosso futuro e do mundo”, acrescentou.

O governo de São Paulo lançou em 2007, o Programa Município Verde Azul, um programa ambiental inovador da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, cujo objetivo é ganhar eficiência na gestão ambiental através da descentralização e valorização da base da sociedade.

O Programa visa estimular e capacitar as prefeituras a implementarem e desenvolverem uma Agenda ambiental estratégica.

O projeto Município Verde Azul é um dos 21 projetos ambientais estratégicos da agenda ambiental paulista.

O projeto convida os municípios a aderirem a partir da assinatura de um “Protocolo de Intenções” que propõe dez Diretivas Ambientais. Assim é estabelecida a parceria entre o município e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente que orienta, segundo critérios específicos a serem avaliados, os rumos e ações necessários que o município precisa adotar para ser certificado como “Município Verde Azul”.

As dez Diretivas são: Esgoto Tratado, Lixo Mínimo, Recuperação da Mata Ciliar, Arborização Urbana, Conselho de Meio Ambiente, Habitação Sustentável, Uso da Água, Poluição do Ar, Estrutura Ambiental e Educação Ambiental, onde os municípios concentram os seus esforços na construção de uma agenda ambiental efetiva, visando um trabalho mais produtivo as Secretarias de Meio ambiente e Cultura através de uma parceria desenvolveram um novo ambiente na Biblioteca Municipal Professor Tobias Rodrigues, um espaço de educação ambiental, e leitura para as crianças.

“Uma parceria que deu certo, e vem de encontro com um dos protocolos de intenções do Programa município Verde Azul, mostrando o comprometimento das secretarias em prol de uma conscientização mais eficaz nas ações para a preservação do meio ambiente com medidas estratégicas visando a melhoria da qualidade de vida de nossa população e a educação ambiental das crianças tupãenses”. Comentou Rennan Pontelli Secretário Municipal do Meio Ambiente.

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente acompanha e auxilia os municípios no cumprimento de sua agenda ambiental e faz uma avaliação do desempenho dos municípios atribuindo notas que variam de zero a cem, para cada uma das diretivas. Os municípios com nota superior a oitenta recebem o certificado de “Município Verde Azul”. Há também um prêmio para o melhor colocado em cada uma das 22 bacias hidrográficas do estado, que recebem o Prêmio Franco Montoro de Ecologia.

Finalizando o secretário da Cultura Charles dos Passos, comenta que o novo espaço na biblioteca é apenas o primeiro passo para o avanço, em nossa Estância Turística, de “uma cultura ambiental” voltada especialmente para os pequeninos “a Eco Biblioteca Infantil foi desenvolvida com o intuito de proporcionar um local onde a criança tenha vontade de estar, aguçando o sentido do saber, e o de brincar, pois através de jogos e um ambiente alegre ela pode colocar todo seu eu criativo e assimilar o que esta sendo ensinado através da leitura”.


329 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2024

R$ 2,00

.
UFM - 2025

R$ 113,34

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.