.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h - 0800-773-1600

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Planejamento e Infraestrutura - Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2019

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Turismóloga da prefeitura apresenta tese de doutorado ao secretário estadual de Turismo

Turismóloga da prefeitura apresenta tese de doutorado ao secretário estadual de Turismo


Turismóloga da prefeitura apresenta tese de doutorado ao secretário estadual de Turismo

A turismóloga da prefeitura;* Aracelis Gois Morales Rigoldi;* esteve na última quarta-feira;* na Secretaria Estadual de Turismo;* em São Paulo;* onde apresentou a tese de doutorado sobre Política Pública de Turismo;* que contou com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

A tese;* aprovada no Programa de Pós-Graduação do curso de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP);* foi inicialmente apresentada à equipe executiva da Secretaria Estadual de Turismo;* incluindo o secretário executivo;* Marcelo Lima Costa; chefe de Gabinete;* Guilherme Miranda e o coordenador do Turismo do Estado de São Paulo;* Vanilson Ficker.

Aracelis também entregou uma cópia da tese e discutiu os resultados da pesquisa com o secretário estadual de Turismo;* Vinicius Lummertz. Além de analisar minuciosamente a destinação dos recursos repassados pelo Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (DADETUR) às 70 estâncias turísticas do estado;* com objetivo de fomentar o turismo;* a turismóloga também propõe um modelo de critérios para regulamentação da nova lei estadual 1.261/15 que cria o sistema de ranqueamento das estâncias turísticas.

Orientada pelo Prof. Dr. Thel Augusto Monteiro;* a turismóloga destacou que o Estado de São Paulo apresenta uma política pública de turismo diferenciada em relação aos demais estados brasileiros;* onde os municípios decretados estâncias turísticas recebem anualmente recursos financeiros do (DADETUR) para executar ações de infraestrutura;* urbanização;* preservação ambiental com o objetivo de consolidar e fortalecer o turismo.

Aracelis explicou também que em 2015 o Estado apresentou uma legislação que dispõe sobre as novas condições de classificação para as estâncias turísticas e que a pesquisa propõe um modelo de critérios para aplicação do ranqueamento;* pautado no desenvolvimento do turismo;* tomando como referência a aplicação dos recursos provenientes do DADETUR no período de 2015 a 2018.

“Vinculados ao objetivo geral foram definidos os objetivos específicos de verificar as ações voltadas para as políticas públicas de turismo do Estado de São Paulo; averiguar os pleitos e obras procedentes dos recursos do DADETUR no período 2015 a 2018;* além de elencar as obras finalizadas e não finalizadas com esses recursos nesse período e analisar a importância que os gestores públicos atribuem ao conhecimento do turismo”;* esclareceu.

Quanto à metodologia;* Aracelis destacou que a pesquisa realizada é qualitativa;* com abordagem exploratória e descritiva;* com análise interpretativa. “O estudo conta com uma investigação dos pleitos realizados nas 70 estâncias paulistas direcionados para o turismo no período de 2015 a 2019. Por meio dos instrumentos de triangulação de análises da coleta de dados e da técnica de análise de Bardin;* a tese conseguiu responder aos objetivos do estudo;* embasada na pesquisa documental;* nas entrevistas semiestruturas realizadas com 13 participantes selecionados;* e na observação do pesquisador”.

Segundo a turismóloga;* para melhor compreensão da tese;* os dados foram agrupados em duas linhas estruturais com categorias de análise. Nos resultados dos pleitos emergiram as categorias de obras finalizadas;* obras em andamento e obras não iniciadas;* além das subcategorias infraestrutura de acesso; infraestrutura básica urbana; infraestrutura turística; infraestrutura de apoio; atrativo natural e atrativo cultural.

“Na análise das entrevistas dos selecionados surgiu as categorias pleitos para o DADETUR e ranqueamento. Os resultados evidenciam que apesar da política pública de turismo estar direcionada para obras que fomentam o turismo;* a maioria dos pleitos não está focado na atratividade turística do Estado. Assim;* atingiu-se o objetivo de propor um modelo de critérios para a regulamentação da nova lei n° 1.261 de 2015”.

Para Aracelis;* o modelo é pautado na conjunção de combinação dos elementos de análise da legislação de 2015;* no modelo escalonado de categorias de pleitos indutores do turismo e nos requisitos elencados. “Acreditamos que o modelo de critérios possa contribuir com as ações da política pública de turismo do Estado de São Paulo;* além de servir de reflexão e análise para gestores e pesquisadores de políticas públicas de turismo”;* afirmou.

Trajetória acadêmica e profissional

Segundo Aracelis;* o interesse pela área de turismo surgiu ainda nos tempos do colégio;* no período que realizou intercâmbio para Porto Rico;* onde conheceu novos lugares;* cultura;* hábitos e a observação pelo turismo daquele lugar. “Após meu retorno de Porto Rico;* conclui o colegial e iniciei meus estudos no curso de bacharelado em turismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG);* no estado de Paraná”;* lembrou.

Durante os anos de graduação na Universidade;* a turismóloga foi apresentada a todas as áreas que o curso oferecia e se encantou pela área de planejamento e políticas públicas. “Realizei diversos estágios na área de hotelaria;* eventos;* alimentos e bebidas;* mas foi no último ano;* com a formação complementar no Programa Nacional de Municipalização do Turismo (PNMT);* e com a grade escolar de um estágio de seis meses em planejamento optei pela a área de políticas públicas e turismo”.

Como estagiária da Prefeitura de Tupã no ano de 2001;* Aracelis elaborou o Plano Diretor de Turismo do município para elevação da cidade à categoria de estância turística. Foi nessa época que ela se interessou por gestão pública e suas vantagens para o desenvolvimento e crescimento de uma cidade. “Ao concluir a faculdade;* em 2001;* fui contratada pela prefeitura para exercer o cargo de assessora de assuntos turísticos;* porque na época tramitava na Assembléia Legislativa o processo para a obtenção do título de estância turística para o município de Tupã;* que teve como projeto principal minha monografia desenvolvida na UEPG;* conseguindo o título de estância turística de Tupã no ano de 2003”.

No ano de 2002 ela iniciou o mestrado de Cultura e Turismo na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC);* em Ilhéus;* com parceria da Universidade Federal da Bahia (UFBA);* nos anos de 2002 a 2004;* sendo bolsista da CAPES. A partir do título de mestre (2004);* ela deu início à carreira acadêmica;* como docente em instituições de ensino. “Em 2005 aceitei o convite para ser secretária municipal de Cultura e Turismo da Estância Turística de Tupã. Permaneci no cargo de 2005 a 2012;* nas duas gestões do então prefeito Waldemir Gonçalves Lopes”;* recordou.

Ainda no cargo de secretária municipal de Cultura e Turismo;* ela iniciou o curso de bacharelado em Administração nas faculdades FACCAT de Tupã (2009 - 2012);* e realizou o curso de especialização em Administração de Marketing e Propaganda na Universidade Estadual de Londrina – UEL (2010- 2011).

Na área acadêmica;* Aracelis foi aprovada no concurso para professor substituto de administração da ETC de Tupã;* professor substituto de turismo da Unesp de Rosana;* professor efetivo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG);* e para o cargo efetivo de turismóloga da prefeitura de Tupã.

“Em 2017 iniciei o doutorado em Administração na Universidade Metodista de Piracicaba (UNIME) e comecei minha pesquisa em políticas públicas e turismo com apoio da CAPES (bolsista). Desde então;* me aprofundei nos estudos das políticas públicas e no turismo;* na percepção e no entendimento do setor e sua aplicabilidade na gestão pública e na busca constante da compreensão da teoria com a prática permitida”. concluiu Aracelis.

431 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2024

R$ 2,00

.
UFM - 2024

R$ 108,54

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.