.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h - 0800-773-1600

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Obras e Planejamento - Terça-feira, 04 de Fevereiro de 2020

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Equipes traçam novos planos de combate ao escorpião

Equipes traçam novos planos de combate ao escorpião


Equipes traçam novos planos de combate ao escorpião

Na última semana;* o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ);* juntamente com equipes da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e Santa Casa de Tupã;* planejaram novas estratégias de combate a acidentes com escorpiões;* bem como elaboraram instruções para a população e equipes de Saúde para o combate a este animal.

De acordo com Joice Marcele;* agente de combate às Zoonoses;* o escorpião se tornou um problema nacional;* cujo combate se dá principalmente pela eliminação de abrigos;* acesso ao interior da residência e alimentos destes animais. Ela informou que até abril os escorpiões estão em período de reprodução.

“Dos imóveis que tiveram incidência de escorpiões;* 90% tinham pontos a serem adequados;* principalmente acessos ao interior das casas por meio de ralos abertos;* pias destampadas;* portas mal vedadas e buracos nas paredes e forros. Além disso;* deve-se evitar o acúmulo de entulhos;* materiais de construção;* madeiras e folhas;* pois são frequentemente utilizados como abrigos destes animais”;* informou.

Joice ainda destacou que estamos em um período de altas temperaturas;* provocando a saída destes aracnídeos em busca de abrigos mais frescos. Ela ainda destacou que é fundamental atender às recomendações dos agentes para intensificar o combate a estes animais; e que devido à sua estrutura biológica;* o escorpião apresenta uma forte resistência;* dificultando o combate por meio de veneno.

“Não existe veneno totalmente eficaz contra escorpiões;* pois biologicamente ele é resistente e por meio de seus sentidos aguçados;* percebe facilmente o perigo. O escorpião mais comum em nossa cidade é altamente resistente e adaptável;* e se aproveita de descuidos da população para se reproduzir. Por isso;* é importante obedecer às instruções passadas pelos agentes do CCZ”;* enfatizou.

Meiriele Cristina;* agente de controle de Zoonoses;* destacou que a picada deste aracnídeo não deixa marcas no momento;* porém a dor é intensa;* sendo necessário cuidado redobrado com crianças e idosos;* pois os sintomas podem ser confundidos com outros problemas de saúde.

“Após a picada;* o escorpião costuma ficar próximo ao local e ao ser localizado se constata o acidente. Porém;* há casos como crianças e idosos;* que não conseguem verbalizar ou explicar o incidente;* e pode ter os sintomas confundidos com outros problemas;* dificultando o tratamento e ocasionando até o óbito. Por isso;* é necessário conscientizar todos os departamentos da saúde a respeito desta hipótese durante um atendimento”;* destacou

O médico infectologista da Santa Casa;* Douglas Batista;* salientou a importância de apresentar um plano de combate a acidentes com escorpiões;* levantando a picada de escorpião como uma hipótese de diagnóstico durante os atendimentos nas diversas unidades de saúde do município.

“Este planejamento para as ações de combate é fundamental para oferecer um atendimento mais preciso e evitar complicações decorrentes de picadas de escorpiões. Picadas de escorpiões podem receber diagnósticos divergentes;* especialmente quando as vítimas são crianças;* pois o sintoma pode ser confundido com cólicas ou dor de ouvido”;* comentou.

Robison Luiz;* responsável pelo CCZ;* ressaltou a importância da atenção das equipes para este diagnóstico específico;* evitando mortes e complicações;* bem como a prevenção de acidentes com estes animais. Robison ainda destacou que para combater de forma eficaz;* a população deve fazer a sua parte.

“Estamos em um período em que os escorpiões saem de seus abrigos e acidentes podem acontecer caso este animal entre em contato com o ser humano. Por isso;* se visualizar este aracnídeo;* solicite o serviço de captura da CCZ;* pois além de capturar;* verificaremos se há alguma adaptação para evitar a proliferação destes animais;* bem como a incidência de novos acidentes”;* disse.

469 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2024

R$ 2,00

.
UFM - 2025

R$ 113,34

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.