Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Cozinha piloto utiliza mais de 5 toneladas de alimentos semanalmente
A Prefeitura de Tupã;* por meio da Secretaria Municipal de Educação;* mantém a Cozinha Piloto;* que é responsável pela entrega de aproximadamente 11 mil refeições diariamente. São atendidas todas as escolas municipais;* estaduais;* EJA;* escolas de período integral;* creches escolas e Escola de Segundo Turno.
De acordo com a coordenadora da Cozinha Piloto;* Patrícia Simões;* para o preparo das refeições são necessários semanalmente: 2 toneladas de carne (vermelha e branca); 500 kg de macarrão; 1;*2 tonelada de arroz; 300 kg de feijão; 1;*5 tonelada de frutas; entre outros; totalizando mais de 5 toneladas semanais de ingredientes. Ela ainda informou que estes valores oscilam;* pois o cardápio é diferente em cada semana.
“Mensalmente temos uma média de mais de 200 mil refeições;* movimentando toneladas de alimentos. Também oferecemos sobremesas;* como barras de cereais;* bolinhos e mel em sachê. Além disso;* oferecemos também cardápios diferenciados em datas comemorativas”;* enfatizou.
Patrícia salientou que Cozinha atende 37 instituições de ensino;* sendo 5 escolas de período integral;* 18 escolas municipais e estaduais;* 5 Escolas de Segundo Turno e 9 creches. Segundo ela;* a Cozinha oferece dois tipos de serviço: um centralizado;* com as refeições preparadas na própria cozinha e depois distribuídas para as unidades escolares; e outro descentralizado;* com elaboração do cardápio na Cozinha e preparo da refeição na unidade escolar.
“Para os centralizados;* a cozinha piloto atende a alimentação escolar nos três períodos (manhã;* tarde e noite). As escolas de período integral são supridas com três refeições diárias. Já as Escolas de Segundo Turno recebe café da manhã;* almoço e jantar. Para o serviço descentralizado a cozinha piloto envia os cardápios e gêneros alimentícios para os distritos (Parnaso;* Universo e Varpa); e para as creches escolas;* onde as refeições são preparadas nas próprias unidades”;* informou.
A coordenadora ainda destacou que a Cozinha Piloto conta com um quadro de 30 funcionários e que boa parte dos ingredientes (hortifrutis e mel) utilizados nas refeições é proveniente de produtores rurais do município (adquiridos por meio de licitações);* fomentando as pequenas produções;* agricultura familiar;* reduzindo encargos com logísticas e fortalecendo a economia local.
“Temos o objetivo de oferecer alimentos de qualidade para as instituições de ensino de nossa cidade;* possibilitando um melhor crescimento e desenvolvimento dos alunos; e por consequência;* favorecendo o progresso de Tupã por meio de uma alimentação de qualidade oferecida às novas gerações”;* salientou.
O secretário municipal de Educação;* professor Valdir Berti;* apontou a importância de oferecer refeições de qualidade para os alunos;* bem como acompanhar as necessidades nutricionais das crianças e adolescentes atendidas pela rede municipal e estadual de ensino.
“A Cozinha Piloto também atende os estudantes com necessidades nutricionais especiais. Além disso;* anualmente são realizados treinamentos para funcionários da Cozinha e das unidades escolares relacionadas à produção;* distribuição de refeições;* garantia da qualidade desde o recebimento dos alimentos;* armazenamento;* preparo e distribuição. Periodicamente são realizadas visitas nas instituições de ensino pela nutricionista Marilisa Modelli”;* enfatizou.
O titular da Pasta ainda destacou que esta distribuição favorece a construção de hábitos alimentares saudáveis;* contribuem para uma melhora no rendimento escolar;* possibilitando uma educação de qualidade e favorecendo o crescimento e progresso da cidade.
“A distribuição de alimentos é uma das formas de contribuir para o desenvolvimento e crescimento das crianças;* adolescentes e jovens de nossa cidade. Sabemos que os resultados desta iniciativa são colhidos por meio da qualidade de vida da população;* com o progresso de nosso município e cidadãos”;* concluiu.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 113,34
.
.