.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h - 0800-773-1600

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Saúde - Quarta-feira, 12 de Fevereiro de 2020

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Dia D contra o sarampo e mutirão de cadastramento no SUS serão neste sábado (15)

Dia D contra o sarampo e mutirão de cadastramento no SUS serão neste sábado (15)


Dia D contra o sarampo e mutirão de cadastramento no SUS serão neste sábado (15)

Todos os postos de saúde do município realizarão um mutirão de atendimentos neste sábado (15);* das 8 às 17 horas. Além do “Dia D” de vacinação contra o Sarampo e atualização da vacina em prevenção à Febre Amarela;* as equipes também farão o cadastramento da população no Sistema Único de Saúde (SUS).

A iniciativa visa ampliar a cobertura vacinal do público-alvo da Campanha Nacional Contra o Sarampo;* que é de pessoas com idades entre 5 e 19 anos. As equipes também vão conferir a caderneta de vacina de crianças de 4 a 7 anos;* para atualizar a imunização contra a Febre Amarela;* pois o Calendário Nacional de Vacina prevê uma segunda dose para pessoas desta faixa etária.

De acordo com a chefe do Setor de Vigilância Epidemiológica;* Juliana Yuri;* o mutirão de atendimentos será uma oportunidade para todos aqueles que não conseguem comparecer aos postos de saúde nos horários convencionais de atendimento. Ela explica que a população deve comparecer aos locais para regularizar a situação vacinal e do cadastramento no SUS.

“O mutirão de sábado reúne três tipos de atendimentos para a população. Compreendemos que existem pessoas que trabalham e não conseguem comparecer aos postos de saúde em horários habituais de atendimento. Por isso;* realizaremos este mutirão para facilitar a vida da população”;* comentou.

Já a chefe do Setor de Atenção Básica;* Simone Veronez Bauer;* destacou que além da carteira de vacina;* a população deve comparecer nos postos de saúde munidos com o CPF;* Comprovante de Residência;* Cartão do SUS e número do NIS (para os beneficiários do Bolsa Família).

“Para efetuar o cadastramento no SUS;* além de sua própria documentação;* a pessoa pode levar os documentos de toda a família. Esta é uma ação que garante os direitos da população utilizar o Sistema. Por isso;* todos devem estar cadastrados e regularizados”;* enfatizou.

O secretário municipal de Saúde;* César Donadelli;* ressaltou que a ação beneficia a própria população;* que pode regularizar três situações de uma vez. “O mutirão oferece a oportunidade de normalização de três situações de uma única vez. Por isso;* convido toda a população para verificar a caderneta de vacina e também efetuar o cadastramento no SUS;* por meio dos postos de saúde”;* convidou.

Vacinação contra o Sarampo

O Sarampo é uma doença infecciosa grave;* causada por um vírus que pode ser fatal. A única forma de prevenção contra a doença é a vacinação. No mutirão deste sábado;* pessoas pertencentes do público-alvo da campanha (5 a 19 anos) que ainda não estão com o esquema vacinal completo devem se imunizar.

Vacinação contra a Febre Amarela

A Febre Amarela também é uma doença infecciosa causada por um vírus e é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti (infectado pelo vírus). A forma mais eficaz de prevenção contra a doença é a vacinação.

O Calendário Nacional de Vacinação prevê uma segunda dose da imunização contra a febre amarela para crianças com idades de 4 a 7 anos e;* por isso;* no mutirão;* as equipes também aplicarão doses da vacina nas pessoas desta faixa etária.

No mutirão de atendimentos

A atualização do Cadastro no SUS é uma determinação do Ministério de Saúde para o novo modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde. Ou seja;* os municípios começarão a receber recursos de acordo com a quantidade de pessoas cadastradas no sistema.

Esta medida impacta diretamente na vida da população;* que se não estiver cadastrada;* não poderá receber atendimentos pela rede pública de saúde;* realizar exames ou até mesmo retirar medicamentos pelo SUS. Por isso;* no mutirão as equipes estarão preparadas para efetuar o cadastramento de todos os presentes.

353 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2024

R$ 2,00

.
UFM - 2025

R$ 113,34

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.