Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Equipe fiscaliza prédio do antigo Mercadão
Na manhã da última quarta-feira (11);* as equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizaram um mutirão de busca ativa por escorpiões no prédio do antigo Mercadão (atrás do Poupatempo) de Tupã. A ação tem o objetivo de evitar o aparecimento de animais peçonhentos e acidentes ocasionados por eles.
Nenhum escorpião foi encontrado no local. De acordo com o responsável pelo CCZ;* Robison Luis;* como em breve o prédio entrará em reforma;* a equipe notificou a empresa que fará a manutenção e limpeza do local;* e posteriormente os agentes retornarão para realizar nova fiscalização.
“Fomos ao prédio e procuramos escorpiões;* porém;* não encontramos nenhum animal no local. Mesmo assim;* notificamos e orientamos a empresa responsável pela manutenção para que realize a limpeza do prédio;* evitando qualquer proliferação do aracnídeo. Posteriormente voltaremos ao Mercadão para fiscalizar novamente”;* explicou.
Robison acrescentou que além dos trabalhos de busca ativa de escorpiões em diversos prédios públicos da cidade;* as equipes também desenvolvem outras ações preventivas;* como palestras;* campanhas de orientação;* além de atenderem aos chamados da população que possui dúvidas ou encontrou o animal na residência.
“Além de todo o trabalho de fiscalização realizado no município;* eliminando possíveis locais que sirvam de abrigo para o animal;* também realizamos palestras em instituições públicas e privadas (de acordo com a solicitação) para explicar quais os cuidados necessários ao se deparar com algum escorpião”;* comentou.
Já o secretário municipal de Saúde;* César Donadelli;* enfatizou que Tupã é um dos únicos municípios que realiza 100% das ações preventivas. Donadelli também disse que os animais capturados são enviados ao Instituto Butantan de São Paulo;* que retira o veneno e fabrica soro antiescorpiônico para enviar aos demais municípios da região.
“As equipes realizam um trabalho que vai desde a conscientização sobre os cuidados necessários;* até o envio de amostras para a fabricação de soro antiescorpiônico;* realizando um serviço completo para evitar a proliferação do animal na cidade e contribuir para a qualidade de vida da população”;* concluiu.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 113,34
.
.