Meio Ambiente - Sexta-feira, 20 de Março de 2020

Prefeitura firma contrato emergencial para transbordo de lixo

A Prefeitura de Tupã está agilizando o processo de regularização do aterro sanitário;* com o objetivo de manter a destinação adequada dos resíduos sólidos na cidade. Inicialmente a prefeitura apresentou proposta de alteamento do lixo;* que previa a compactação e o aterramento do material.

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB);* entretanto;* notificou a prefeitura;* recomendando a implantação de uma nova célula para o aterro. Para atender à recomendação da CETESB;* a equipe da Secretaria Municipal de Planejamento já iniciou os trabalhos visando à abertura de uma nova célula;* o que ampliaria a vida útil do aterro.

Para a instalação desta nova célula;* será necessária elaboração de um projeto de análise de impacto ambiental de acordo com a legislação e normas técnicas vigentes. Segundo explicou o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente;* José Rodrigues;* o “Zé Vinagre”;* para manter o serviço de coleta e destinação do lixo e evitar transtornos à população durante o processo de obtenção do licenciamento ambiental para a nova célula;* a prefeitura contratou emergencialmente a empresa Monte Verde;* que ficará responsável pelo transbordo temporário dos resíduos sólidos de Tupã para o Aterro Sanitário de Quatá.

Segundo o secretário;* devido à complexidade da elaboração do projeto de implantação da nova célula a própria CETESB sugeriu a contratação de empresa especializada para realizar o transporte adequado do lixo.

Ele informou também que a prefeitura já readequou os serviços de coleta de lixo para que a empresa contratada possa realizar o transbordo adequadamente. “A prefeitura já montou toda a estrutura necessária para que a empresa contratada emergencialmente tenham a condições de realizar a destinação correta e ambientalmente sustentável do lixo doméstico da cidade. Ao mesmo tempo;* estamos agilizando todos os procedimentos junto à CETESB;* com objetivo de obter o quanto antes o licenciamento para a implantação da nova célula;* mantendo assim a qualidade ambiental no nosso município”;* finalizou Zé Vinagre.