Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Prefeitura lembra Luta Antimanicomial
O Dia Nacional da Luta Antimanicomial é comemorado em 18 de maio. Para lembrar a importância da data;* a Prefeitura de Tupã;* por meio da Secretaria Municipal de Saúde;* promove uma confraternização entre os moradores das Residências Terapêuticas para celebrarem a conquista de seus direitos.
De acordo com a diretora do departamento de Saúde Mental;* Nilcéa Guandalini;* durante toda essa semana serão trabalhadas temáticas do luta antimanicomial com os moradores das Residências Terapêuticas. Além disso;* cada casa terá uma festividade para seus residentes.
“Todos os anos realizamos ações para conscientizar a população sobre os direitos das pessoas com sofrimento mental;* e em 2020 não é diferente. Mesmo com a pandemia do novo Coronavírus;* estamos orientando e alertando a população. Além de fazer uma festa em cada residência para comemorar a conquista de direitos dos moradores”;* disse.
Já o secretário municipal de Saúde;* Dr. Miguel Ângelo de Marchi;* salientou que um dos objetivos do movimento é garantir os direitos desse grupo de pessoas. O Dr. também enfatizou que o debate sobre o assunto é uma das formas de promover a conscientização e combater o preconceito.
“A Pasta desenvolve ações em prol dessa conscientização social;* que é fundamental para combater a ideia de que essas pessoas devem ser isoladas;* pois são cidadãos como qualquer outro;* possuem o direito de viver em comunidade e receber acesso aos cuidados e tratamentos. Além disso;* o contato com o atendimento e sociabilização contribuem também para a humanização e até a melhora do quadro neuropsiquiátrico dessas pessoas”;* concluiu.
Dia Nacional da Luta Antimanicomial
A Luta Antimanicomial faz lembrar que;* como qualquer cidadão;* essas pessoas têm o direito fundamental à liberdade;* o direito a viver em sociedade;* além do direito a receber cuidado e tratamento;* sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos.
A data foi instaurada;* após um Congresso Nacional de Trabalhadores de Saúde Mental;* ocorrido em 1987;* na cidade de Bauru;* que deu visibilidade ao tema;* além de inaugurar uma nova trajetória na proposta de Reforma Psiquiátrica Brasileira.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 113,34
.
.