Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Prefeitura recolhe diariamente 76 toneladas de lixo domiciliar
A coleta dos lixos domiciliar comum e reciclável na cidade de Tupã continua funcionando normalmente durante a pandemia do Covid-19. O serviço é efetuado em toda a cidade;* e coleta em média 76 toneladas diariamente. Por isso;* a Prefeitura Municipal conta com a apoio dos munícipes para destinação corretas dos resíduos.
De acordo com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente;* responsável pela coordenação dos trabalhos de coleta de materiais inservíveis;* são recolhidas 70 toneladas de lixo comum e 6 toneladas de material reciclável;* a limpeza da cidade inclui ainda as podas de árvores;* e a destinação correta de entulhos.
O serviço de coleta de lixo domiciliar acontece diariamente;* mas respeita um cronograma que está disponível no site da prefeitura;* “ele ocorre três vezes por semana em cada setor da cidade;* e nos distritos de Parnaso;* Universo e Varpa. A única exceção é a região central de Tupã;* que tem a coleta realizada diariamente no período noturno”;* explicou José Rodrigues – Zé Vinagre;* secretário de Agricultura e Meio Ambiente.
Conforme Zé Vinagre;* cerca de 81 pessoas trabalham no recolhimento dos resíduos. Destes;* 65 servidores estão na coleta de lixo orgânico e reciclável e 16 no aterro sanitário;* e são utilizados 10 caminhões.
Cinco caminhões são destinados a coleta de lixo comum;* sendo que dois pertencem a prefeitura e três são alugados. Os outros cinco veículos são para a coleta de lixo reciclável;* e todos pertencem à Administração Pública.
O secretário enfatiza que a população tem à disposição um serviço de limpeza urbana eficaz e de ampla cobertura. Para que a cidade continue limpa;* é necessário apenas que o lixo seja separado e colocado nos locais adequados.
Devem ser descartados no lixo comum bitucas de cigarro; restos de comida; embalagens plásticas metalizadas; folhas secas; esponjas de limpeza; esponjas de aço; algodões; panos e retalhos; cosméticos; papéis higiênico e toalha usados; fraldas; absorventes; etiquetas adesivas; fitas adesivas; papéis adesivo;* vegetal;* celofane;* encerado;* impermeável;* carbono;* sujo;* revestido de parafina ou silicone; cristais; óculos; fotografias; negativos de filmes; entre outros.
Já o lixo descartável inclui embalagens de refrigerante (pet);* de produtos de limpeza;* de produtos de higiene;* de frutas;* legumes e ovos; tampas plásticas; copos de plástico; pratos de plástico; talheres de plástico; canudos; baldes e bacias; sacos e sacolas de plástico; brinquedos de plástico; utensílios de cozinha de plástico; escovas de dente; escovas de cabelo; parte exterior de canetas esferográficas; materiais de acrílico.
“O lixo é provisoriamente depositado no transbordo e depois transportado para Quatá pela empresa Monte Azul;* que venceu a licitação;* ficando responsável pelo tratamento”;* afirmou.
PODAS DE ÁRVORES
Em relação às podas de árvores;* Zé Vinagre esclareceu que todas devem ser levadas até o aterro;* sejam elas feitas pelos munícipes ou quando feitas pelas equipes da Prefeitura.
“Mais fiscais foram nomeados para vistoriar e até multar aqueles que não seguirem o Plano Diretor;* pois conforme a lei;* podas drásticas geram multa.”;* explicou.
Zé finalizou agradecendo ao apoio do prefeito Caio Aoqui;* aos secretários de Administração;* Everton Nakashima e Finanças;* Wilson Quiles pelos constantes investimentos e melhorias no setor.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 113,34
.
.