Meio Ambiente - Sexta-feira, 29 de Maio de 2020

Cerca de 1.200 pneus são encaminhados para reciclagem

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente encaminhou cerca de 1.200 pneus para o processo de reciclagem na manhã de ontem (28). A quantidade é o total acumulado de duas semanas de coletas semanais em 18 borracharias da cidade;* entregas e retiradas domésticas.

De acordo com a Pasta;* este processo evita o descarte incorreto do pneu;* preserva a natureza;* combate a proliferação de animais peçonhentos e do mosquito da dengue (devido ao acúmulo de água em seu interior);* além de transformar o pneu em outros produtos úteis.

Segundo Josias Rodrigues – “Dedo”;* chefe do setor responsável pela coleta;* a pandemia provocou uma redução nos descartes;* devido o fechamento dos estabelecimentos e pela redução do uso dos veículos. Porém;* com o retorno gradual das atividades também foi registrado um aumento com a retirada dos pneus acumulados no período.

“Com o fechamento dos estabelecimentos comerciais;* as coletas em borracharias foram reduzidas;* bem como as entregas e pedidos da população. Com a reabertura;* houve um aumento;* devido ao acúmulo e retomada do uso dos veículos”;* informou.

Josias ainda enfatizou que o setor tem uma equipe com quatro profissionais e uma frota de dois caminhões destinados ao serviço e que semanalmente;* são coletados cerca de 300 pneus de diferentes tamanhos;* sendo a maioria de carros;* motos;* bicicletas e caminhões.

“O carregamento de ontem foi realizado pelas equipes de coletas de lixo comum;* de lixo reciclável e de coleta de pneus;* com mais de 10 pessoas para dar agilidade ao processo. Assim que nossas coletas chegam a 1.000 pneus;* solicitamos que a Policarpo Ambiental venha buscá-los para que sejam reciclados”;* enfatizou.

O chefe de setor ainda comentou que a população pode solicitar a coleta ou levar os pneus no ecoponto da Secretaria;* situada na rua Francisco Budaibes;* 101;* na Vila Tupã Mirim I. A solicitação de coleta pode ser feita pessoalmente na sede da Pasta ou por meio do telefone (14) 3496-3346.

“O atendimento na sede da secretaria acontece de segunda à sexta-feira das 7h às 17h. A coleta de pneus ocorre somente às quartas-feiras Pedimos que os pneus sejam colocados no local de recolhimento apenas no dia da coleta”;* destacou.

O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente;* José Rodrigues – “Zé Vinagre”;* destacou que os pneus não têm tempo determinado para a decomposição na natureza;* e que;* por isso;* é fundamental a reciclagem destes materiais.

“Este processo de reciclagem além de evitar acidentes por pneus descartados em vias públicas;* reduz a poluição ambiental;* entupimento de bocas de lobo;* galerias e tubulações de águas pluviais;* bem como previne queimadas de pneus;* que por sua vez ocasionam poluição do ar e podem causar incêndios” enfatizou.

José ainda enfatizou que a Policarpo Ambiental;* de Bragança Paulista;* tem mais de 50 anos de experiência em reciclagem de pneus;* atendendo as exigências legais em todos os processos de reciclagem.

“Para a reciclagem;* estes pneus passarão por diversas etapas até se tornarem matéria prima de outros produtos;* como grânulos de borracha;* solas para sapatos;* calços de borracha e percintas para estofados”;* concluiu.