Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
CCZ captura mais de 1.300 escorpiões em 10 meses
"
Há 10 meses;* a Prefeitura de Tupã realiza um trabalho incisivo para combater e impedir a proliferação de escorpiões no município. Durante este período;* o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) já coletou 1.313 animais na cidade;* sendo que de 2018 até a metade de 2019 nenhum aracnídeo foi capturado pelas equipes.
Este número se dá porque antes de julho de 2019 não havia estrutura para a realização dos trabalhos. Entretanto;* após a troca de Governo;* o setor recebeu reformas de adequações e reestruturou as ações;* resultando no reconhecimento de Tupã em nível estadual no dia 23 de outubro de 2019.
Além de ampliar as equipes de apenas 4 para 17 agentes;* a Prefeitura também investiu em conhecimento;* pois os profissionais participaram de diversas capacitações para que o trabalho de busca e captura de escorpiões fosse realizado de forma mais ágil e eficiente.
O município também passou a enviar amostras ao Instituto Butantan de São Paulo;* um renomado centro de pesquisa biológica;* para a retirada do veneno do escorpião e fabricação de soro antiescorpiônico;* que posteriormente são enviados para hospitais da região.
As visitações recorrentes e sob demanda também foram ampliadas;* já que com mais agentes foi possível atingir mais locais da cidade. Toda essa mudança radical no modo de trabalho chamou a atenção de diversos municípios da região;* que vieram para Tupã aprender os métodos e protocolos desenvolvidos pelo CCZ.
O chefe do CCZ;* Robison Luis;* destacou que mesmo com o reconhecimento estadual;* o setor continua intensificando o combate ao escorpião e que;* além de traçar novas estratégias conforme a necessidade da cidade;* os trabalhos já realizados de forma recorrente são mantidos.
""Uma questão importante para ampliar os serviços foram as capacitações em diversos locais;* inclusive no renomado Instituto Butantan;* que nossos profissionais tiveram oportunidade de participar. Todo o conhecimento adquirido;* alinhado com a busca e captura ativa desses animais;* possibilitaram que Tupã fosse reconhecida por um trabalho eficiente no combate aos escorpiões"";* disse.
O prefeito Caio Aoqui ressaltou que a dedicação dos agentes alinhada com a melhora das condições de trabalho no setor;* foram responsáveis pelo excelente trabalho desenvolvido pelo CCZ. O chefe do Executivo também salientou que mesmo diante da pandemia;* os demais trabalhos para saúde pública são realizados constantemente.
""Como gestor público;* tenho a responsabilidade de oferecer condições de trabalho a cada profissional do equipamento público. Por isso;* fico contente que as melhores condições;* combinadas com o empenho e dedicação de cada profissional do CCZ;* resultaram na ampliação dos trabalhos"";* concluiu.
Cuidados contra o escorpião
Devido ao isolamento social ocasionado pela pandemia do novo Coronavírus;* diversas pessoas estão organizando quintais;* que podem possuir algum material que serve de esconderijo para o escorpião. Por isso;* Robison alerta para que a população tome alguns cuidados;* como o uso de sapatos fechados ao mexer nestes locais.
“Devido à pandemia;* muitas pessoas estão organizando quintais. Por isso;* pedimos para que a população tenha cuidado ao realizarem limpezas ou mexerem com materiais que servem de esconderijo para o escorpião. É importante que ao encontrar o animal;* o munícipe ligue no telefone (14) 3404-2200 do CCZ para coletarmos o escorpião”;* informou.
Atendimento de acidentes com escorpiões
A Santa Casa de Misericórdia de Tupã é o centro de referência em caso de acidentes com escorpião do tipo Tityus serrulatus. Portanto;* ao invés de se dirigir às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou Postos de Saúde da Família (PSFs);* a população deve procurar o hospital imediatamente.
O hospital possui unidades do soro antiescorpiônico;* que é a substância mais eficaz para o tratamento em caso de envenenamento causado pelo animal. O soro age neutralizando as toxinas do veneno encontradas no sangue e possivelmente nos tecidos. Quanto antes for feita a aplicação;* maior é o potencial do soro.
".
.
.
R$ 2,00
.
R$ 113,34
.
.