Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Campanha de Vacinação contra a Gripe é prorrogada até dia 30
A Prefeitura;* por meio da Secretaria Municipal de Saúde;* informa que a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe foi prorrogada em todo o país até dia 30 de junho. O comunicado;* publicado na última sexta-feira (29);* pelo Ministério da Saúde;* pede aos municípios que continuem a vacinação dos grupos prioritários.
Segundo a Pasta responsável pela vacinação;* as Unidades Básicas de Saúde (UBS) permanecerão disponíveis para aplicar a dose vacinal nas pessoas pertencentes aos grupos prioritários que ainda não se vacinaram. As Unidades atendem de segunda a sexta-feira;* das 7h30 às 16h30.
A Campanha de Vacinação deste ano;* além de ter sido antecipada pelo Governo Federal como estratégia para diminuir a quantidade de pessoas gripadas em meio a pandemia do novo Coronavírus;* foi dividida em três fases;* sendo a terceira separada em duas etapas.
Os grupos foram priorizados nesta campanha devido ao contato constante com outras pessoas;* aumentando a chance de contágio do novo Coronavírus. Porém;* alguns grupos prioritários;* por não terem população estimada pelas Secretarias Municipais de Saúde;* não tiveram as coberturas vacinais contabilizadas.
Em Tupã;* os grupos que a Pasta responsável estimou a população foram: crianças;* gestantes;* trabalhadores da saúde;* puérperas;* adultos e idosos. Contudo;* apenas os grupos da primeira etapa;* formados por profissionais da saúde e idosos a cima de 60 anos;* ultrapassaram a cobertura vacinal esperada.
O grupo formado por adultos com idades entre 55 e 59 anos foi o que menos atingiu o esperado pela Pasta;* que estimou cerca de 3.532 pessoas para atingir 100% da cobertura vacinal e apenas 927 se dirigiram às Unidades;* o que corresponde a apenas 26;*24% da cobertura. Já as puérperas (até 45 dias após o parto);* apenas 33 de 91 mulheres foram vacinadas;* atingindo somente 36;*26% da cobertura.
O grupo de gestantes também não atingiu nem metade do esperado. Apenas 225 mulheres foram vacinadas;* representando somente 40;*39%;* sendo que a estimativa era de 557. Até mesmo o número de crianças;* que pertencem ao grupo prioritário da terceira etapa da Campanha;* atingiu apenas 1.779 crianças;* representando 45;*80% da cobertura vacinal esperada;* que estimava vacinar cerca de 3.880 crianças.
De acordo com a chefe do setor de Vigilância Epidemiológica;* Juliana Yuri;* mesmo que a maioria dos grupos priorizados pela Campanha deste ano não atingiram o esperado pela Pasta;* as equipes de Saúde imunizaram mais pessoas que na Campanha do ano passado.
“Até o momento;* foram aplicadas 24.605 doses da vacina;* 1.465 doses a mais em comparação ao ano de 2019. Isso mostra que;* mesmo que não tenhamos atingido ainda a meta de todos os grupos prioritários deste ano;* o número de pessoas preocupadas com a vacinação aumentou. Considerando até mesmo o tempo prorrogado para o fechamento da Campanha deste ano;* que nos deu quase quatro semanas a mais para vacinar o restante da população pertencente aos grupos”;* explicou.
Juliana ainda acrescentou que é muito importante a colaboração da população;* pois;* com as pessoas vacinadas contra os vírus do tipo Influenza;* como o H1N1;* fica mais fácil de descartar e diagnosticar a COVID-19 com mais agilidade;* pois os sintomas das doenças são parecidos.
“Aos que ainda não procuraram a UBS mais próxima de sua residência para receber a dose vacinal;* pedimos que procure o mais breve possível;* pois faltam poucos dias para o fim da Campanha deste ano. O munícipe deve estar munido com o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e um documento de identificação;* de preferência a caderneta de vacinação”;* ressaltou.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 113,34
.
.