Prefeitura estende vacinação antirrábica até dezembro
Prefeitura estende vacinação antirrábica até dezembro
Meta da Secretaria de Saúde é aumentar o número de animais imunizados
Para aquelas pessoas que ainda não vacinaram seus cães e gatos contra a raiva;* ainda há tempo. A Prefeitura de Tupã vai estender até o final do ano a vacinação contra a raiva em cães e gatos. Para participar da intensificação é só agendar um horário junto ao Centro de Controle de Zoonoses;* que os profissionais irão até a casa dos moradores aplicar a dose da vacina.
Os proprietários de animais devem estar com as cadernetas de vacinação. Como medida de segurança;* a recomendação é para que os animais estejam com coleira ou guia. De acordo com o Centro de Controle de Zoonoses todos os animais sadios a partir de quatro meses de idade devem ser imunizados. A vacina é segura e não oferece risco.
Após três anos sem a campanha;* a atual gestão retomou a vacinação em setembro;* abrangendo toda a zona rural;* com visitas no próprio local e também na área urbana em pontos de vacinação espalhados pela cidade. Até o momento;* aproximadamente de 10 mil animais já recebem a dose da antirrábica.
O secretário de saúde;* Antônio Brito;* ressaltou a importância da campanha. “A campanha visa prevenir que os casos da doença aumentem;* evitando assim um problema de saúde pública e através da prorrogação esperamos a imunização do maior número possível de cães e gatos”;* disse Brito.
A vacina é gratuita e o prazo de validade de cada dose é de 12 meses. Para agendar o horário é só ligar na secretária de saúde;* através do telefone: 3404-2200.
A DOENÇA
A raiva é uma doença fatal infecciosa que pode ser transmitida aos seres humanos por animais suscetíveis ao vírus. A vacina é a única opção para prevenir a doença.
A contaminação acontece quando a pessoa é mordida ou tem contato com a saliva de cães e gatos doentes. Pessoas mordidas;* arranhadas ou feridas devem lavar bem o local com água e sabão e procurar o atendimento médico.
Além disso;* o animal deve ser observado por dez dias em local isolado. No caso de qualquer mudança de comportamento as autoridades de saúde devem ser informadas. A única forma de evitar a transmissão da raiva no animal de estimação é através da vacina.