Planejamento e Infraestrutura - Quarta-feira, 08 de Julho de 2020

Obras de macrodrenagem seguem em ritmo constante

No dia 1º;* os técnicos da Caixa Econômica Federal realizaram mais uma medição para verificar o andamento das obras de macrodrenagem no município. De acordo com a Secretaria Municipal de Planejamento;* Obras e Trânsito;* foi apontado que as obras seguem no ritmo estabelecido no cronograma e já se aproximam do final da primeira etapa de serviços.

Na medição do braço direito do Córrego Afonso XIII;* os técnicos verificaram que já foram efetuados trabalhos no valor de R$ 3.886.224;*53;* sendo que R$ 177.827;*28 foram investidos no mês de junho. Na medição do braço esquerdo;* os serviços já acumulam R$ 1.742.797;*47;* sendo R$ 197.097;*81 do último mês. Desde a primeira medição até o momento;* foram investidos cerca de R$ 5.629.022;*00 na obra.

Vale destacar que a medição é realizada mensalmente;* sendo uma importante ferramenta para monitorar o andamento do projeto;* a tempo de corrigir falhas e prevenir possíveis atrasos nos serviços. Os recursos provenientes da Caixa Econômica Federal só são liberados caso os trabalhos estejam ocorrendo de acordo com o projeto e com o cronograma.

De acordo com a Pasta;* a empresa responsável pelos serviços;* “Copel Construções Industria e Comércio de Araçatuba”;* conta com duas frentes de trabalho;* que fazem a interligação de ramais de piscinões;* canalizações em aduelas;* além do aterramento e plantação de grama.

No braço esquerdo do Córrego Afonso XIII;* a empresa executou ramal com tubulação de 1;*80m;* em torno de 80 metros lineares;* interligando a ponte da rua Manoel Ferreira Damião até a passagem da rua Caingaings;* sendo que esta rede é complementar;* e aumenta em torno de 45% a vazão das águas pluviais no local. Além do aterro lateral no canal do trecho ABE-2.

A rua Caingaings tem previsão para ser parcialmente liberada na tarde desta quinta-feira (9). Porém;* os motoristas devem ter cuidado;* já que o local ainda receberá obras complementares;* sendo que a pavimentação asfáltica só será realizada posteriormente;* devido à necessidade de aguardar o tempo de acomodação;* verificação do sistema e finalização das bocas de lobo e galerias.

Já no braço direito do córrego;* as equipes executam os canais internos ao reservatório BD-17 (piscinão);* além do plantio de grama nas laterais do canal do trecho ABD-3;* entre a rua Guaianazes e a rua Aviador Julio Dualibi. Este procedimento ajuda a evitar que ocorram deslizamentos;* que ocasionem problemas no sistema de drenagem.

Após finalizar estes serviços;* a empresa vai começar as obras no trecho da rua Aimorés até a rua Conceição Pannes Ponce. Além disso;* irá montar uma terceira equipe para retornar com os trabalhos no piscinão da Vila Marajoara;* localizado na rua Prudente e;* em sequência;* dar continuidade à interligação da rua Ernesto Martins Silva até a avenida Lélio Piza.