.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h

Planejamento e Infraestrutura - Segunda-feira, 13 de Julho de 2020

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Orquestra Municipal completa 73 anos de sucesso

Orquestra Municipal completa 73 anos de sucesso


Orquestra Municipal completa 73 anos de sucesso

A Prefeitura;* por meio da Secretaria Municipal de Cultura;* parabeniza a Orquestra Municipal “Maestro Júlio de Castro” pelos 73 anos de muita música e sucesso comemorados na última sexta-feira (10). O conjunto é ativo em diversas realizações de Tupã e região e já marcou presença em diversas cidades de outros estados.

A orquestra;* também conhecida como Big Band tupãense;* está sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Cultura e conta com uma biblioteca musical de 200 arranjos de ritmos populares em geral;* com forte influência do jazz e leitura especial para a MPB. Repertório este que possibilita a participação em diversos eventos;* que vão desde solenidades a aniversários de cidades.

Em 2017;* quando a Orquestra completou 70 anos;* a Prefeitura inaugurou um monumento temático na Praça da Bandeira;* ressaltando a importância desta para a cultura e arte da cidade. Já em 2018;* a Big Band foi uma das protagonistas do livro Big Bands Paulistas e participou tocando no evento do relançamento da obra.

Diversos eventos tradicionais da cidade contam com a presença e participação garantida da Orquestra;* como o “Tupã Folia”;* “Arraiá do Padroeiro”;* aniversário de cidade;* programação natalina;* formatura de atiradores do Tiro de Guerra;* 9 de Julho;* entre outros. Para cada evento a Orquestra leva um repertório com arranjos especialmente.

Atualmente;* a Orquestra tem 25 integrantes e;* devido à pandemia do novo coronavírus;* interrompeu suas atividades de ensaios semanais às segundas-feiras;* a partir das 20h no Espaço Cultural José Anselmo Filho – “Zé Pretinho”;* situado na Praça da Bandeira; e o cumprimento de agenda de eventos.

O secretário municipal de Cultura;* Duda Gimenez;* enfatizou a importância de ter uma orquestra deste nível;* sendo referência para a região e participando em eventos até de outros estados. Ele parabenizou a Big Band e salientou que esta vem se modernizando e atualiza constantemente seu repertório e técnica;* possibilitando seu sucesso por décadas;* unindo obras do passado e do presente.

“A história da Orquestra Municipal tem forte ligação com a história da cidade;* evidenciando a preocupação das autoridades em fomentar a cultura e arte desde os primeiros anos de Tupã. Os mais de 70 anos e o grande número de pessoas que acompanham a Big Band demonstram que a população e o Poder Público apoiam a música e admiram os trabalhos do conjunto. Parabenizo a Orquestra pelos 73 anos;* e desejo muitos anos de sucesso e música;* animando os eventos e realizações”;* disse.

O prefeito Caio Aoqui também cumprimentou o grupo pelo sucesso e destacou que é um grande prazer contar com um conjunto musical que une tradição e qualidade;* representando a cidade por onde passa. O chefe do Executivo salientou que desde as recomendações de distanciamento social;* a orquestra interrompeu suas atividades;* sendo uma medida para proteger os integrantes e o público.

“A Orquestra Municipal é um importante símbolo da música em nossa cidade;* sendo muito requisitado nos diversos eventos e celebrações tradicionais de nossa do município. Hoje;* nossa querida Big Band celebra 73 anos de fundação;* demonstrando que a união de tradição com técnica e qualidade funciona perfeitamente. Desejo muitos anos para a Orquestra e que continue sendo referência;* se atualizando e mantendo a qualidade”;* parabenizou.

Ritmo da Orquestra

Big band é o grupo instrumental que utiliza o estilo de jazz conhecido como swing;* muito popular nos Estados Unidos dos anos 20 aos anos 50. No Brasil;* o estilo se popularizou nos anos 50.

Entre as big bands mais conhecidas estão as de Nelson Riddle;* Maynard Ferguson;* Dizzy Gillespie;* Count Basie;* Duke Ellington;* Glenn Miller;* Benny Goodman e Frank Sinatra.

Foi nas big bands que surgiu a expressão band leader;* em que um músico (normalmente o 1º trompetista);* influencia toda a banda;* que se inspira e o segue na linguagem e dinâmica ao interpretar certas frases do arranjo da música.

Já o swing;* que popularizou as big bands;* é conhecido pela qualidade técnica;* perfeito acabamento formal;* arranjos elegantes e caráter dançante.

O gênero tem fãs fiéis até hoje;* mas não conta com o experimentalismo nem a ousadia de outros estilos de jazz como o bebop ou free jazz. O swing utiliza fórmulas bem testadas que são adotadas pelos músicos;* arranjadores e band leaders.

No Brasil;* diversos grupos mantêm a chama das big bands;* como a Big Band do Conservatório de Tatuí (SP) e a Leopoldo e Orquestra Tupã (SP);* ambas com carreiras profissionais e muitos anos de atividades ininterruptas entre outras. A Orquestra Municipal “Maestro Julio de Castro” mescla influências do jazz norte-americano com a música popular brasileira e latina em perfeita sintonia.

História da Big Band Tupãense

A história teve início em 1947;* na época intitulada “Banda Musical Municipal”;* era um projeto simples;* porém ambicioso para aquele período. A iniciativa de se ter um grupo musical na cidade foi de João Messas e Américo Scandiuzi apoiados pelo;* então;* prefeito Luiz de Souza Leão;* fundador de Tupã.

Souza Leão não só apoiou;* como contratou um maestro para o grupo;* maestro Júlio de Castro;* juntamente com os sete filhos do maestro;* todos eles músicos; além de alguns outros músicos de Tupã e Iacri.

Inicialmente eram 18 integrantes;* que se apresentavam com o objetivo de alegrar as domingueiras na Praça da Bandeira. Posteriormente o nome foi mudado;* para Orquestra Júlio de Castro;* homenageando o primeiro maestro. O aumento de integrantes e instrumentos foi notável com o passar do tempo.

Atualmente a Orquestra está sob a batuta de Anderson Amorim e conta com 25 integrantes. O maestro enfatiza o amor dos integrantes pela música. “Somos apaixonados pela música. Ensaiamos uma vez por semana;* todos juntos;* mas em casa todos estudam por mais de uma hora por dia. Fazemos isso por amor à música e à nossa cidade” enfatiza o maestro.

Formação atual da orquestra

Atualmente a “Big Band” conta com 25 integrantes;* sendo eles: Anderson Amorin (Diretor Técnico;* Regente e Band Leader). No naipe de saxofones tem: Valter e Gutnik (Sax Alto); Elí;* Marli e Livino (Sax Tenor); Luciano (Sax Barítono). Já no naipe de trombones são: Antonio Carlos;* Anderson;* Carlos e Weslley (trombones).

No naipe de trompete são: Roberto;* Dr. Valdir;* Wagner Roberto;* Rodrigo e Wolf Nobel (trompetes). Na harmonia e ritmo são: Dondinho e Sérgio (teclados); Ivan (guitarra); Claudinho (baixo elétrico); Markinho e Jiuliano (bateria); Lobão (percussão); Bell (lady crooner - cantora); Paulinho (sonoplasta - técnico de som); e Ferreira (músico arranjador).

654 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2023

R$ 2,00

.
UFM - 2024

R$ 108,74

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.