.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h

Planejamento e Infraestrutura - Quarta-feira, 22 de Julho de 2020

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

"Nova sede do Setor Administrativo é entregue e homenageia ""Dr. Queiroz”"

"Nova sede do Setor Administrativo é entregue e homenageia ""Dr. Queiroz”"


"

A Prefeitura entregou;* na tarde de ontem (21);* a nova sede do Setor Administrativo da Assistência Farmacêutica Municipal;* junto à Farmácia Especializada (Alto Custo);* na rua Cherentes;* 951. A mudança proporciona mais conforto e agilidade no atendimento às demandas.

A cerimônia respeitou as recomendações dos órgãos de saúde e homenageou o Dr. Dorival Pimentel de Queiroz - Dr. Queiroz; um dos pioneiros na área médica do município;* dando o nome dele à nova sede.

Alvaro Tadeu Queiroz Bianchi;* neto do homenageado;* agradeceu à Prefeitura;* e à Câmara. “Estamos na terceira geração de médicos em nossa família;* e este nosso amor pelo ofício é fruto da dedicação do Dr. Queiroz. Esta homenagem é justa e importante;* e nos deixa satisfeitos por tudo o que ele fez pela medicina e pela cidade”;* ressaltou.

O serviço de Assistência Farmacêutica Municipal orienta;* confere e envia os processos referentes à solicitação de medicamentos. Em caso de autorização;* busca o medicamento na DRS. O setor também atende as demandas de ordens judiciais do Município e do Estado.

Bruno Moura;* supervisor de assistência em farmácia;* informou que o Setor Administrativo atende principalmente pedidos por remédios que não são contemplados pela Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME).

“Normalmente os medicamentos são destinados ao tratamento de doenças de média e alta complexidade. Desta forma;* é fundamental centralizar as principais demandas num lugar só”;* explicou.

O nome ""Dr. Queiroz"" foi sugerido na indicação nº 18/2020;* de 4 de fevereiro;* de autoria do presidente da Câmara;* vereador Pastor Eliézer de Carvalho. “Conversamos com a família do Dr. Queiroz e pedimos que a Administração Municipal que o homenageassem com a nomeação de um espaço público. Agradeço ao prefeito Caio Aoqui por esta entrega e por acatar a indicação”;* destacou.

O secretário municipal de Saúde;* Dr. Miguel Ângelo De Marchi informou que a Assistência Farmacêutica atenderá a população com mais comodidade;* uma ação importante em meio à pandemia. E elogiou a homenagem como preservação da memória dos feitos do Dr. Queiroz.

“Esta homenagem é fundamental. O dr. Queiroz adotou a cidade como seu lar;* se dedicou cerca de 80 anos à medicina;* e fundou a clínica mais antiga da cidade. Ele investiu em infraestrutura;* filantropia;* causas sociais;* e teve uma participação marcante no Tiro de Guerra”;* relembrou Miguel.

O prefeito Caio Aoqui disse que a Administração busca oferecer melhores condições nos atendimentos em saúde. Ele enfatizou a importância de homenagear o médico e salientou que a união dos poderes faz com que a população tenha acesso a melhores estruturas e serviços.

Caio explicou ainda que o munícipe poderá obter medicamentos de média e alta complexidade (de fornecimento obrigatório pelo Estado). “Isso é muito importante;* pois a Prefeitura vai à Diretoria Regional de Saúde em Marília buscar os medicamentos para posteriormente trazer para a população”;* comentou.

Sobre o homenageado

O médico Dorival Pimentel de Queiroz;* o Dr. Queiroz;* nasceu em 25 de agosto de 1914 em Itapeva. Conhecido por sua generosidade e pelo pioneirismo na área médica do município;* atuou em causas sociais e fundou instituições filantrópicas.

Dr. Queiroz chegou a Tupã no ano de 1942;* como oficial comandante da então 8ª Companhia do 3º Batalhão do 5º Regimento de Infantaria de Lorena/SP. Empenhou-se para a criação;* instalação e o funcionamento do Tiro de Guerra 02-043 de Tupã (à época TG-51);* do qual foi seu diretor por dois anos.

Dr. Queiroz costumava dizer que;* cumprido o expediente como militar;* “despia a farda e refugiava o corpo no uniforme branco de médico e;* melhor ainda;* para servir as pessoas;* combater as enfermidades;* recuperar-lhes a saúde e fazê-las melhor com suas famílias”.

Graduado pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil e bacharel em ciências jurídicas e sociais pela Faculdade de Direito do Rio de Janeiro;* ao deixar o Exército;* cumpriu seu ofício de forma notável;* cidadã e humanista;* e com muitos excelentes trabalhos em favor da comunidade.

Atendia especialmente os idosos e os mais pobres;* mesmo em áreas médicas que não fossem a dermatologia;* sua especialidade.

Vocacionado para servir causas nobres;* doutor Queiroz também empreendeu em Tupã;* sendo fundador do Hospital Beneficente São Francisco de Assis; do Asilo Casa dos Velhos;* na década de 1950;* tendo sido presidente durante os primeiros oito anos da instituição; da Vila José Lemes Soares II;* no ano de 1953;* localizada entre as vilas Siduro e José Lemes Soares I;* e entre as ruas Joaquim Abarca e Monte Azul; da Companhia Telefônica Alta Paulista.

Iniciou;* na década de 1950;* os serviços de telefonia de Tupã a Tupi Paulista;* tendo sido seu presidente por vários anos; foi sócio fundador do Rotary Clube de Tupã; doador do terreno para a construção do primeiro endereço do Albergue Noturno de Tupã; colaborador do esporte local;* especialmente do futebol amador e profissional;* chegou a patrocinar uma equipe infanto-juvenil;* denominada “Corintinhas do Dr. Queiroz”.

Os trabalhos prestados foram reconhecidos pela Câmara Municipal de Tupã;* que o homenageou com o título de “Cidadão Tupãense”;* em 1982;* por iniciativa do vereador Josmar Guandalini. No ano de 2004;* o médico foi homenageado com a medalha “Duque de Caxias”;* proposta dos vereadores José de Jesus Manzano Martin;* Gilberto de Oliveira e Airton Peres Batisteti.

Dr. Queiroz foi casado com Maria Garcez Queiroz;* que inclusive identifica o Banco de Leite do Hospital São Francisco. O médico faleceu em 2 de outubro de 2017;* aos 103 anos; deixou a filha Liliana Garcez Queiroz Bianchi;* e Vera Lúcia Garcez Queiroz Castro; os netos Andreza Queiroz Bianchi;* Alvaro Tadeu Queiroz Bianchi;* Andrigo Queiroz Castro;* Andrei Antonio Queiroz Castro;* Adriel Dorival Queiroz Castro;* e Mariela Queiroz Bianchi. Doutor Queiroz também deixou os bisnetos Luís Henrique;* Bruna;* Lívia;* Leonardo;* Victória Angélia;* Alícia Manoela;* Luiza;* Giulia Tomazine Castro e Pedro Lucas.

"

472 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2023

R$ 2,00

.
UFM - 2024

R$ 108,54

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.